ASSINE
search button

O lançamento do livro de Maria Alice Medina

Cristina Granato -
Rodolfo Medina e Belisa Ribeiro
Compartilhar

Na última terça-feira, no Restaurante Victoria, Jockey Club, a querida Maria Alice Medina lançou seu livro chamado “Do Rock a Compostela”. Por lá estiveram amigos e família da escritora, que gastou a carga da caneta distribuindo autógrafos. A saber: Paola Oliveira,, Belisa Ribeiro,Jomar Júnior, Lívia Rossi, Beth Garcia e outros. Na obra, Maria Alice fala de sua transformação após percorrer o Caminho de Compostela, o que ela já fez mais de 13 vezes como peregrina. Nas 232 páginas, a autora revela os bastidores de sua história de vida, ligada a grandes espetáculos e artistas. Ela foi casada com Roberto Medina, idealizador do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Entre os colaboradores e amigos que participam da obra estão Nizan Guanaes, que assina a apresentação; Christina Oiticica, com o prefácio; Jana Carvalho, responsável pela descrição do “Ser Peregrino”; e José M. Andrade, professor catedrático de História Medieval do Caminho, na Universidade de Santiago de Compostela. Livro daqueles para dar de Natal.

----

Elos entre Brasil e França

A Associação dos Membros da Ordem Nacional do Mérito da França inaugurou sua primeira filial no Brasil, e foi no Rio de Janeiro. A Associação está funcionando no oitavo andar da Casa da Europa, junto ao Consulado Francês. Presidida pelo especialista em medicina preventiva e diretor médico da Med-Rio Check-up, Gilberto Ururahy, a instituição é um espaço para brasileiros e estrangeiros que receberam a medalha da Ordem Nacional do Mérito, a segunda maior condecoração concedida pelo governo francês. O espaço visa reunir os membros que se destacaram pela contribuição na união entre os dois países para criar soluções que valorizem ainda mais os elos entre Brasil e França.

Portela: sambas de Terreiro

Uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, a Portela quer lançar um CD apenas com sambas de terreiro. A ideia partiu da diretoria da Ala Ary do Cavaco, turma que ficou conhecida como “poetas da agremiação”. O disco deve reunir cerca de 14 obras, apenas as melhores de um concurso promovido pela Portela, que teve 83 sambas inscritos, e movimentou a quadra entre os meses de abril e julho de 2018.

Veganos pelo mundo, uni-vos!

Os veganos pelo Brasil seguem a todo vapor. Nos dias oito e nove, o Museu da República recebe o evento gastronômico “Vegannezando – Feira de Culinária e Artigos Veganos”, que chega com o objetivo de firmar uma parceria com o museu e alavancar sua parte financeira. Serão, ao todo, mais de 50 expositores com produtos artesanais, shows, oficinas e palestras. A ideia, além de mostrar que gastronomia e cultura podem, e devem, andar juntos, é levar o grande público de volta aos museus cariocas, que em face aos números baixos de visitação (Estudo da Euromonitor International, em 2017, feito em sete dos países que mais recebem turistas todos os anos indica que em apenas dois deles o local mais visitado é um museu), parecem até esquecidos.

Diamantes para África

Vai a leilão na Sotheby’s, no próximo dia cinco, um anel assinado por John Ive, diretor de design da Apple, em parceria com o renomado designer Marc Newson. A joia exclusiva será totalmente confeccionada em diamante para o comprador que a arrematar durante o leilão em prol da RED, projeto do cantor Bono Vox, do U2, que arrecada fundos para ajudar as pessoas com Aids na África. O valor estimado da peça é de 250 mil dólares. No site da Sotheby’s, o anel é descrito como uma peça de design único, não comprometido pelas configurações e aros tradicionais de metal que são usados para sustentar as pedras. O bloco de diamante será lapidado milhares de vezes. O seu interior será recortado cilindricamente por meio de jato de água de espessura micrométrica. A joia pronta terá entre 2 mil e 3 mil facetas, mais do que já foi visto antes em uma única peça, e será produzida pela Diamond Foundry.

Vem aí a Operação Papai Noel

Para aumentar a tranquilidade do comércio e de quem vai às compras neste período de festas natalinas, começou nesta sexta-feira, 30, a Operação Papai Noel, em Niterói. É a união das três forças de segurança atuando em conjunto no município fluminense: Guarda Municipal, Polícia Militar e Programa Niterói Presente. Serão cerca de 362 agentes distribuídos em locais de maior concentração de pessoas, como as ruas do Centro da cidade e das zonas Norte e Sul. A ação acontecerá até o dia 25 de dezembro, e seu objetivo é aumentar a tranquilidade do comércio e de quem vai às compras neste período de festas natalinas.

Wall Street de cara nova

Sucesso em Manhattan, no distrito financeiro nova iorquino, a estátua da Fearless Girl (Garota destemida) está sumida. Ela passou os últimos dois anos encarando o Charging Bull (Touro de Carga), símbolo de Wall Street, e segundo estimativas de analistas rendeu cerca de US$ 7,4 milhões em publicidade gratuita para a State Street. Em seu lugar, foi instalada uma placa com duas pegadas e uma mensagem que encoraja os turistas a continuarem imitando a pose da garotinha de bronze, o que virou moda no Instagram. Criada pela empresa “McCann Nova York” para a State Street, a peça será reposicionada em frente à bolsa de valores da cidade, a New York Stock Exchange. Sua nova localização é fruto de um acordo com a prefeitura, já que antiga localização em que estava ficou caótica, com bloqueios de trânsito, causado pelas constantes visitas de turistas às duas estátuas, a da garotinha e do touro.

-----

Macaque in the trees
O melhor de nós - Como forma de protesto contra os cortes em seu orçamento, a UFRJ resolveu comemorar a ampliação do acesso às universidades públicas e convocou 57 alunos, que foram os primeiros em suas famílias a cursar uma universidade pública, para uma foto. A fotografia retrata brasileiros que transformam sonhos em futuro,e foi feita no campus do Fundão, em frente ao Restaurante Universitário Central. A campanha "UFRJSEMPRE" está bombando nas redes, e a segunda fase do projeto será protagonizada por docentes (Foto: Divulgação)

-----

Mulheres no topo

A chef francesa Dominique Crenn é a primeira mulher nos Estados Unidos a receber três estrelas no Michelin, por seu restaurante modernista Atelier Crenn, em San Francisco. Ele abriu suas portas em 2011, e rapidamente obteve sua primeira estrela Michelin. A segunda veio em 2012.

Vale a pena conferir

A Universidade Federal Fluminense promove um importante encontro no próximo dia cinco, no Campus da Praia Vermelha, em Niterói. Por lá acontece o seminário “O papel da Universidade no desenvolvimento das Tecnologias Sociais”, com palestras do Prof. Dr. Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, Reitor da Faculdade; o Prof. Dr. Roberto Kant de Lima, especialista em direito; a badalada antropóloga Jacqueline Muniz; e a Dra. Ana Paula Mendes de Miranda, entrevistada nesta Coluna, lembram?

Paixão pela neve

Bariloche, na Patagônia Argentina, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros quando o assunto é neve. De acordo com os números da Emprotur, órgão oficial da Argentina, a cidade recebeu mais de 45 mil brasileiros entre janeiro e outubro de 2018, o que representa um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2017. Ao longo do mês de julho, durante as férias escolares e universitárias no Brasil, Bariloche teve ocupação de praticamente 100% dos hotéis e leitos na cidade.

-----

A Casa Roberto Marinho inaugura duas exposições a partir da próxima quinta-feira. Além de “Oito décadas de abstração informal”, que acontece em parceria com o MAM-SP, o instituto apresenta “Modernos +”, montada a partir da própria coleção de Roberto Marinho. Ao todo, serão 44 obras selecionadas, e, entre elas, está a Via Sacra, de Emeric Marcier.

-----

Com João Francisco Werneck