ASSINE
search button

Benefit no Parque Lage

Cristina Granato -
1 - Vanda Klabin e Paulo Bertazzi... 2 - Rodrigo Shá e Letícia Birkheuer...
Compartilhar

Uma fórmula que a atual gestão do Parque Lage aplica bem é a das festas beneficentes para levantar recursos para os projetos de sua Escola de Artes Visuais. Desta vez, o benefit aconteceu com direito a show de Ney Matogrosso.

----

LUSCO FUSCO

Macaque in the trees
Flavio Lusco em foto mirabolante na belíssima Curaçao (Foto: Divulgação)

Flávio Fusco é nome top das redes sociais. Em função do solo de seu programa de viagens #FuiComFusco, no canal Vai Ali, ele estreia seu próprio canal no YouTube, no dia 27, também sobre viagens. Ele vai contar as peculiaridades de seus destinos turísticos, dar dicas para se divertir, comer e dormir. O primeiro programa foi gravado em Curaçao, ilha no Caribe repleta de praias e segredos. Lá, ele fez essa foto de tirar o fôlego - o dele e o nosso - com luminosidade lusco-fusco.

LONGEVOS GLOBAIS

Aos 92 anos, a atriz Ruth de Souza jamais parou de trabalhar. O último foi o seriado com 10 episódios “Se eu fechasse os olhos agora”. Ruth faz uma velhinha assassinada na sala. Contratada no início da implantação da TV Globo, ela permanece sua contratada, já que Roberto Marinho determinou que aqueles artistas que começaram com ele não seriam mandados embora. E assim é feito com Milton Gonçalves, Tony Ramos, Glória Pires e outros mais...

Outra coisa simpática da Globo com seus veteranos são os chás de confraternização de fim de ano que oferece para as atrizes aposentadas pela casa. Cada vez num lugar diferente. O mais recente foi no Copacabana Palace. É quando as antigas atrizes se reúnem. Elas mesmo batizaram a reunião de “chá das velhinhas”.

APOTEOSE ERLANGER

Vai ser outro evento-arraso na Travessa do Leblon! Luís Erlanger lançará lá, na segunda-feira, 26, 19h, seu novo livro “Cinza, carvão, fumaça e quadro pedras de gelo”, pela editora Globo Livros. A última noite de autógrafos do Erlanger parecia fila de candidatos a emprego. Era tanta gente, que circulava entre todas as prateleiras da livraria e se estendia pelo shopping afora. E os comes e bebes servidos sem parar.

DORES DE RAQUEL

Também deverá ser mega-blaster-maxi-super, a fila da noite de autógrafos de Raquel Stivelman, cronista semanal deste JB. Ela vai lançar seu livro “O abraço que não tive”, em que compartilha os momentos sofridos da perda de uma filha. Dia 29, 19h, também na Livraria Travessa do Leblon.

-----

SEM PARTIDO E SEM CIEPS

Sabem o que me inspira a passividade dos brasileiros diante desse projeto Escola Sem Partido, com a possibilidade de sua aplicação vir a reduzir a juventude brasileira à completa boçalidade? A mesma passividade com que o povo do Rio de Janeiro assistiu à destruição do belíssimo projeto de Darcy Ribeiro dos Cieps de ensino em tempo integral. Com direito a esporte, cultura, alimento, saúde e até a curso profissionalizante. Seu objetivo era, através da educação, tirar as crianças do Rio de Janeiro da rota preferencial do crime, praticamente um estigma a assombrá-las. Mas, não, a população “zona sul” se insurgiu contra os brizolões, se indignou com aqueles prédios imensos, com seu custo, com a despesa que dariam, e com a proximidade de suas casas das escolas de crianças pobres. O governador seguinte desativou o projeto, deixou crescer mato, investiu a verba de seu orçamento em abrir buracos para um Metrô que só se concretizou quase 30 anos depois. Por uma questão ideológica e de preconceito. E as crianças desassistidas cresceram sem alternativas, e o crime tomou conta do Estado. E todos lamentaram a falta que o Ciep fez e faz.

Assim será com o Escola Sem Partido. Ele virá implantando o obscurantismo, embotando os raciocínios, inviabilizando a multiplicidade de opiniões, negando aos jovens a possibilidade de uma consciência crítica e até deturpando fatos históricos. Mediocrizando a juventude brasileira e a reduzindo à condição de semi-cidadãos. Uma juventude “bem-mandada”, que não questionará, só consumirá o prato pronto que lhe for servido pelos governantes e os líderes religiosos. Cidadãos apagados, sem brilho e criatividade. Desinformados sobre seu próprio país, o próprio mundo, o próprio tempo.

NATAL EM MANHATTAN

Já é Natal em Nova York. E como sempre, as lojas da Quinta Avenida dão show. Na vitrine da Tiffany, um robô dança break. Pertinho, a Tommy Hilfiger está coberta de bolas de ouro e prata. A francesa Cartier está envolvida por uma grande fita vermelha. E a fachada da boutique David Yurman virou uma alegoria gelada, com uma família de ursos polares. A Bergdorf Goodman se supera, misturando doces cristalizados de mentirinha com alta costura de luxo. Uma das vitrines está cheia de ursinhos de gengibre em tamanho natural, numa floresta repleta de doces... Em frente ao The Plaza, a recém-revivida FAO Schwarz abriu suas portas para um paraíso impressionante de brinquedos. Nas árvores da Madison Avenue, milhões de luzes brancas. No Rockefeller Center, criaturas encantadas da floresta espiam, das janelas, transeuntes e patinadores.

-----

O RioHarp Festival se organiza pra sua 14ª edição, com concertos, diários e como sempre gratuitos, de 1º a 31 de maio de 2019,em diversos cartões-postais do Rio. A proposta é a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época, do medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros.

-----

Com João Francisco Werneck