ASSINE
search button

Arte luso-paulista-carioca

Lucas Makult -
1 - Stephania Paiva e Yannick Carvalho... 2 Ricardo Ohtake... 3 - Daniel Feingold... 4 - Myra Arnaud Babenco... 5 - Raquel Arnaud e Isay Weinfeld... 6 - Maneco Müller e Marcia Alencar Viana... 7 - Beatriz Yunes e José Pedro Croft... 8 - Cristina Canale e Sergio Sister...
Compartilhar

Duas instituições cariocas, a galeria Mul.ti.plo e o artista Daniel Feingold, somados ao português José Pedro Croft, roubaram a cena das exposições em São Paulo. Sucesso absoluto... Tudo começou com o convite de Raquel Arnaud aos galeristas Maneco e Stela Müller, donos da Mul.ti.plo, para pensarem um evento de estreia para o novo espaço expositivo de sua icônica galeria paulista... Raquel, que foi casada com Oscar Segall, filho do artista Lasar Segall, e com o cineasta Héctor Babenco, é a primeira-dama das nossas artes plásticas. Há mais de 45 anos na atividade e paixão pela arte ela fez acontecer. Pelas suas mãos passaram artistas mais importantes da cena moderna e contemporânea: Hércules Barsotti, Willys de Castro, as Lygias, Clark e Pape, Sergio Camargo, Sérvulo Esmeraldo, Arthur Piza, Eduardo Sued, José Resende, Iole de Freitas, Carlos Vergara, Tomie Ohtake, Antonio Dias, Beth Jobim, Tunga, Antonio Manuel, Anna Maria Maiolino, Célia Euvaldo, Nuno Ramos, Mira Schendel, Carlos Farjado, Carlito Carvalhosa, Amilcar de Castro, Carlos Zílio e o inigualável Waltercio Caldas... Maneco Müller não vacilou antes de propor a Raquel somar numa só expo o artista português José Pedro Croft, que representou Portugal na última Bienal de Veneza e está em importantes coleções no mundo, e Daniel Feingold... Sobre Croft, diz o crítico Luiz Camillo Osório “Seus desenhos e gravuras evidenciam uma dimensão do fazer e do multiplicar que se alimentam infinitamente, Como se pela arte você não deixasse nunca a obra terminar...” Já Feingold, aos 25 anos, já é o celebrado autor de pinturas em grande formato e desenhos intimistas. A galeria Raquel Arnaud orquestrou em grande estilo as duas mostras... Entre os pontos de identificação desses dois artistas está sua vigorosa investigação do mundo à volta, renunciando às luzes fáceis do mercado ávido pelo espetáculo e pelas falsas novidades... Marcelo Araújo, diretor da Japan House, mediou uma conversa entre os dois, e questionou Croft sobre seu lugar na arte. Ele respondeu que a sua geração surgiu após a Revolução dos Cravos e, portanto, a liberdade é um marco inflexível para a sua obra... O galerista Maneco Muller endossou: “Cada exposição é um gesto poderoso na luta por um país justo e democrático. Por um lugar de liberdade e negação a um passado que não aceitamos nunca mais. As artes plásticas sempre foram alvos prioritários da boçalidade e do autoritarismo”... Não se trata de discurso isolado. Nuno Ramos, magnífico artista visual, alertou sobre os que ficaram em cima do muro nas últimas eleições: “Gente sem momento, sem desejo, sem energia. Narcisos pançudos coçando a própria imagem, dizendo “veja bem, veja bem”. Não vejo bem, vejo mal pra caramba, e o medo, o medo daquela ridícula Regina, me tomou”...

Macaque in the trees
1 - Stephania Paiva e Yannick Carvalho... 2 Ricardo Ohtake... 3 - Daniel Feingold... 4 - Myra Arnaud Babenco... 5 - Raquel Arnaud e Isay Weinfeld... 6 - Maneco Müller e Marcia Alencar Viana... 7 - Beatriz Yunes e José Pedro Croft... 8 - Cristina Canale e Sergio Sister... (Foto: Lucas Makult)

Macaque in the trees
9 - Celia Euvaldo... 10 - Jordi Burch e Stella Ramos... 11 - Clovis França... 12 - Elias Khoury... 13 - Elisa Braceer... 14 - Raf Mtavelli... 15 - Marcelo Araújo... (Foto: Lucas Makult)

----

Macaque in the trees
Luli e Manuela Marcondes Ferraz, vítima da mistura álcool com fogo (Foto: Gui Urban)

VÍTIMA DA IMPRUDÊNCIA

Mais uma vítima da imprudência de misturar álcool com fogo. A linda Manuela Marcondes Ferraz sofreu queimaduras gravíssimas nos cabelos, colo, braços e mãos, durante degustação em torno de uma panela de fondue, quando uma das pessoas acendeu o réchaud, usando o álcool como combustível. Ela ficará dez dias internada na Clínica São Vicente, atendida pelo especialista, cirurgião plástico dr. Marco Aurélio Pellon.

PRONTUÁRIO MÉDICO

Manuela é casada com o Luli Marcondes Ferraz, filho da Regina Doria e do Paulo Fernando Marcondes Ferraz, que, por seu lado, passou quatro dias no Copa Star, para fazer uma cauterização, e está desde ontem em casa, aguardando a data para fazer uma ablação cardíaca.

CASA NOVA

Apenas quando passar essa má fase, Maria Pia Marcondes Ferraz Montenegro, meia-irmã de Luli e filha de Paulo Fernando, voltará a receber na nova casa, para onde se mudou há quatro meses, inteirinha decorada por ela. No Jardim Pernambuco, a casa pertenceu a uma anfitriã icônica do Rio de Janeiro, Nelly Jafet, mulher rigorosa nos detalhes e que tinha sempre em suas recepções a assessoria de Maria Celina Flexa Ribeiro... ecos de um Rio de Janeiro que não existe mais...

VÔO ART DÉCO

Márcio Roiter fez a mala e embarcou para Saint-Quentin, na França, onde participa de mais uma missão internacional de seu Instituto Art Déco Brasil. Ele fará a palestra “Santos Dumont e o Brasil na Belle Époque francesa”, por ocasião da mostra “Aviação, o belo voo Art Déco”. Também falará um dos maiores experts em Art Déco no mundo, Alastair Duncan. Vai abordar o Art Déco na França e o desenvolvimento do colecionismo a partir dos 70’s.

DRAMA NEM

Volta o drama da Casa Nem, na Lapa, que acolhe travestis, mulheres e homens trans e homossexuais. Depois de a Defensoria Pública do Rio de Janeiro obter da desembargadora Teresa Castro Neves a suspensão do despejo imediato dos cerca de 25 residentes, expiram os 60 dias dados por ela para desocuparem o imóvel. É lá que a combativa Indianare Siqueira proporciona, além do teto, oficinas profissionalizantes e o preparatório para o Enem, “Prepara Nem”.

VIROU MODA

Venceu o favorito no pleito da OAB/RJ. O advogado Luciano Bandeira é o novo presidente, com 30.992 votos, 51,33%, eleito pela Chapa 1 para o triênio 2019/2021. Votaram 60.419 advogados. Dias antes já era de festa o clima do coquetel no Rio Cricket, quando o candidato à presidência da OAB-Niterói, Claudio Vianna, reuniu as duas chapas. Vianna também foi eleito, com 1.582 votos, equivalente a 30,49%. Sua vitória, porém, foi polêmica, dada a campanha marcada por fake news e ausência dos debates. Ih, acho que já ouvi isso antes...

DOLCE AZEDA NA CHINA

Depois de chamar Selena Gomez de “tão feia”, e de “barato” o vestido de noiva de Chiara Ferragni, a Dolce Gabbana divulgou vídeo na mídia social da China, em que uma modelo chinesa tenta comer um prato italiano com pauzinhos. A narração faz insinuações sexuais sobre a comida ser grande demais para ela. O vídeo foi retirado depois de acusarem a marca de racismo. Buxixo tão grande que foi preciso cancelar o desfile Dolce Gabbana, anteontem, em Xangai. A pedido do próprio Instituto Cultural de Xangai.

BÚZIOS CINEMATOGRÁFICA

O fim de semana será top em Búzios. É o Búzios Cine Festival, com filmes inéditos, populares, e muitos sucessos. A abertura do festival será com “Minha obra-prima”, filme de Gaston Duprat, uma tentação para os cinéfilos. Na grade estão o novo filme de Spike Lee, “Infiltrado na Klan”, vencedor do grande prêmio do Júri em Cannes 2018; o documentário “Amazônia, o despertar da florestania”, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski; e clássicos, como “A noviça rebelde”, de 1965, e “Tubarão”, de Spielberg.

-----

APROVADO O TOMBAMENTO da Casa da Morte, por 4 x 3, com desempate pelo presidente do Conselho de Tombamento, por orientação do prefeito de Petrópolis. Resta a ele desapropriá-la, já que o gestor passado perdeu o prazo, e transformar a casa em Centro de Justiça Memória e Verdade. O Grupo Inês Etienne Romeu teve atuação fundamental nisso, obtendo cartas de várias entidades de Direitos Humanos.

-----

Com João Francisco Werneck

Lucas Makult - 9 - Celia Euvaldo... 10 - Jordi Burch e Stella Ramos... 11 - Clovis França... 12 - Elias Khoury... 13 - Elisa Braceer... 14 - Raf Mtavelli... 15 - Marcelo Araújo...
Gui Urban - Luli e Manuela Marcondes Ferraz, vítima da mistura álcool com fogo