ASSINE
search button

Bordando vidas, flores, pássaros e amizades

Marco Rodrigues -
Lucia Aguinaga; Madeleine Saade; Lenise Figueiredo e Liliana Cozak; Miriam Gagliardi; Tereza Freire, Beth Winston e Patrícia Secco; Antônio Neves da Rocha, Beth Winston, Maria Geyer e Thais Araujo, que não estão grávidas, foi rebate fake meu, que pena! Mas a Patrícia Geyer está
Compartilhar

Beth Winston é uma bordadeira de amizades. Com finos fios de sua delicada sensibilidade, ela borda relações que jamais se desmancham, dominando todas as técnicas... Beth tem os amigos “ponto de cruz”, mais fechados, que exigem muita perícia e pedem delicadeza. Tem os amigos “ponto russo”, mais fáceis, descontraídos, e se adaptam a todo tipo de desenho da vida. Tem os amigos “ponto vagonite”, retos, simétricos e simples, fáceis de compreender. Os amigos românticos, tipo “bordado Viana de Castelo”, usado para mensagens de amor. As amizades elaboradas, estilo Renascença ou Richelieu. As amizades enroladas, “ponto de nó”. Os complicados são os amigos “ponto de sombra”. E tem os très chics, aqueles dos pontos franceses, “point de feston”, passé plat, bouclette, chainette, janete... hum, não, janete não tem nas relações da Beth... Enfim, a tarde em casa de la Winston reuniu as suas amizades e os bordados de sua prima de Belo Horizonte, Liliana Cozak, que herdou o ateliê de bordados de sua mãe, a conhecida Mary Cozak, um dos grandes nomes no assunto em Minas, ao lado de Efigênia Puntel e da também saudosa, e famosa, Lygia Mattos. Essa trinca de mulheres garantiu a preservação dos saberes dos bordados refinados, que enfeitam as toalhas de mesa, guardanapos e toalhas de lavabo das residências mais sofisticadas do país. Os bordados de Liliana são os “pontos de cair o queixo”, em toalhas, panos de coquetel, enxovais, em que revoam borboletas, passarinhos, até pavões, em jardins de flores várias. Bordados que enfeitam as vidas.

Macaque in the trees
Lucia Aguinaga; Madeleine Saade; Lenise Figueiredo e Liliana Cozak; Miriam Gagliardi; Tereza Freire, Beth Winston e Patrícia Secco; Antônio Neves da Rocha, Beth Winston, Maria Geyer e Thais Araujo, que não estão grávidas, foi rebate fake meu, que pena! Mas a Patrícia Geyer está (Foto: Marco Rodrigues)

---

AUTONOMIA PRESERVADA

Vitória confirmada, na última terça-feira, dos professores, docentes e alunos da Universidade Federal Fluminense, que viram o presidente Michel Temer, após muita espera e algum receio, nomear o professor do Instituto Biomédico, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, como reitor da UFF. Antonio Carlos havia sido eleito em maio deste ano, mas, como contou com o apoio do PT para o pleito, criou-se um imbróglio diante de sua nomeação. Até poucos dias, havia quem apostasse que Temer iria deixar “o abacaxi” para Jair Bolsonaro resolver...

BENEDITA NÃO

A tecnologia da Câmara em Brasília, ontem, estava de pinimba com a deputada Benedita da Silva, PT. Mesmo a palavra lhe sendo dada, duas vezes seguidas, pelo presidente da sessão, seu discurso sofria interferências que interrompiam as palavras, prejudicando totalmente a compreensão. Probleminha que os demais deputados não tiveram...

ME DIGA COM QUEM ANDAS...

Já se faz presente a renovação no Congresso Nacional após as eleições de outubro deste ano. Na última terça-feira, em sessão da Comissão Especial sobre o Projeto Escola Sem Partido, o ex-ator pornô, agora deputado, Alexandre Frota, foi ao Congresso observar as discussões sobre o tema. Como não tinha o direito à palavra, situação que mudará a partir de janeiro, Frota permaneceu em silêncio, praticamente um estagiário sentado ao lado do parlamentar Sóstenes Cavalcante, da bancada evangélica.

VIVE LA DIFFERENCE!

Enquanto, no Brasil, as 319 cartas extraviadas de um arquivo público, de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, patrimônio histórico do país, irão a leilão hoje, no Rio de Janeiro, para quem quiser comprar, na batida do martelo de Soraia Cals, em Portugal leiloar documentos históricos é caso de polícia. A Polícia Judiciária Portuguesa, que apreendeu anteontem, no Porto, um pergaminho do Séc. XIV de valor histórico inestimável, que estava sendo colocado à venda na internet, por um certo Luís Sampaio, por cerca de 750 euros. No documento está transcrita uma ordem do Rei dirigida a Martim Afonso Valente, alcaide do Castelo de Lisboa, dando a ele o poder, em seu nome e no da infanta Beatriz, de entregar o castelo. Em posse das autoridades, o pergaminho será alvo de perícia, e entregue ao Arquivo Nacional de Portugal.

ESTRONDO DA MICHELLE

Michelle Obama faz um sucesso estrondoso com a publicação de suas memórias, “Becoming”, que vendeu 725.000 cópias em todas as plataformas, o que inclui as edições de capa dura, digital e de áudio, de acordo com o selo da Crown da Penguin Random House.

ELAS QUEREM FAZER BARULHO

O sucesso do espetáculo teatral “Por elas”, cuja abordagem sobre feminicídio movimenta o debate na cena cultural carioca, está de casa nova: Teatro de Arena da Caixa Cultural, no Centro do Rio. A peça integra a campanha internacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. Em todo mundo, a ação começa no próximo dia 25 de novembro, no “Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher”, e vai até 10 de dezembro, no “Dia Internacional dos Direitos Humanos”. Dirigida por Sílvia Monte, a trama foi criada a partir de histórias reais, e cada uma das sete personagens femininas carrega histórias e os fardos de outras tantas mulheres brasileiras.

BRASILEIRÃO PARA QUEM?

Causou estranheza a promoção do Canal Premiere, da Globosat, que de olho na black friday, está anunciando uma super promoção na venda do Premiere Play, o site onde assinantes assistem aos jogos do Brasileirão. Serão dois meses de acesso ao conteúdo do Premiere Play de graça; sendo que a assinatura deste pacote custa 79,90 mensais. Parece ótimo, se o Brasileirão não terminasse no próximo dia dois de dezembro...

FESTÃO NA CIDADE

Chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 23, uma das mais baladas duplas de DJ’s franceses no mundo, Yoyaku e Discobar, que formam o grupo Zendid. Originários de Toulouse, no sul da França, a dupla é um fenômeno do micro-house no mundo, e fará uma apresentação única no Stúdio Floresta, no Cosme Velho. Depois da show no Rio de Janeiro, Yoyaku e Discobar irão se mandar para São Paulo. Já no dia 24 eles fazem show em Parque Della Vitória, em Itapevi.

CONCURSO MISS PLUS SIZE

Começa neste sábado, no Rio de Janeiro, a terceira edição do Concurso Miss Plus Size Nacional, que se apresenta mais uma vez com o objetivo de questionar os ditames da moda. As 17 concorrentes, com representantes de 16 estados e um do Distrito Federal, desfilarão no Hotel Vila Galé, na Lapa. Elas têm entre 18 e 45 anos e vestem manequim acima ou igual a 44. O júri presencial escolherá as 5 (cinco) candidatas aos títulos: Miss Plus Size Nacional Elegant, Miss Plus Size Nacional 2º e 3º colocadas, Melhor Traje Típico e a grande vitoriosa ao título Miss Plus Size Nacional 2018. O Concurso foi idealizado por Eduardo Araúju, que foi maquiador da cantora Elza Soares e se notabilizou por questionar os padrões de beleza midiáticos.

A META DOS EUA

Era um sonho de Barack Obama, anunciado em meados de 2012, de fazer com que os EUA recebessem 100 milhões de visitantes internacionais por ano. Passados seis anos de lá para cá, a conta, no entanto, nunca fechou. Nesta quarta-feira, o National Travel & Tourism Office, que pertence ao Departamento de Comércio dos EUA, divulgou sua previsão de chegadas internacionais até o ano de 2023. A cifra estimada é de 95,5 milhões de turistas, considerando um aumento de 24% sobre 2017, chegando muito perto dos planos de Obama. Curioso sobre as previsões do Governo norte-americano com relação ao turismo nos EUA para o ano de 2023 é que brasileiros terão praticamente o mesmo desempenho dos chineses, apresentando crescimento de 29% com relação a 2017, sendo que os chineses deverão crescer 30% com relação ao mesmo período. Acima dos números de Brasil e China, apenas Colômbia e Índia. Os EUA esperam um crescimento de turistas colombianos na casa dos 35%, e 46% com relação aos indianos.

JURIDIQUÊS DE JOBIM

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim vem ao Rio proferir hoje uma palestra, na série “O barroquismo brasileiro”, promovida pela Academia Brasileira de Letras. O tema: “O juridiquês como legado barroquista”.

A VOLTA DO MERCADO MIX

Sinônimo de economia criativa no Brasil, o Mercado Mundo Mix está de volta, e exibe novo formato a partir deste sábado, em evento na Fundição Progresso, na Lapa. A feira idealizada por Beto Lago engloba gastronomia, moda, música e é aberta ao público. O Mercado Mundo Mix é um festival de projetos, e ao mesmo tempo uma feira de economia criativa. Por lá estão os melhores e principais coletivos e movimentos de moda da cidade.

-----

A exposição “Crônica de Uma Cidade Amada”, de Luis Teixeira Mendes, no Palácio Tiradentes, que encanta o público com suas belas imagens do Rio de Janeiro, teve sua exposição prorrogada até 30 de dezembro. Quem passou por lá nesses dias foi a atriz Isadora Ribeiro.

-----

Com João Francisco Werneck