ASSINE
search button

Surfando nos fakes

Divulgação -
A eleição brasileira não deixou de ser um "case" para os cartunistas. Foram milhares de charges no Brasil e no exterior, uma das muitas e mais divertidas é esta, pelo cartunista Herrmann, no jornal suíço Tribune de Génève
Compartilhar

SURFANDO NOS FAKES

Todo cuidado é pouco nesses dias, para não entrar nessa onda de fake News. Temos que checar tudo que recebemos, antes de repassar, para não fazer como “Eles”. Circulou ontem no zap uma charge, muito espirituosa, apresentada como sendo “do maior jornal da França”. Não é. Trata-se de um desenho genial de Herrmann, do jornal suíço Tribune de Génève. Publicado dia 30 de outubro, comentando a vitória de Jair Bolsonaro. A charge chega ao Brasil no momento a calhar, quando se comemora os 30 anos da Constituição de 1988, e o presidente eleito, em sua fala de dois minutos sobre a Democracia, demonstrou erudição topográfica: “Há três nortes na topografia: o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Mas na Democracia só há um norte, é o da nossa Constituição”. E concluiu com ar satisfeito. Em seguida falou de novo do ataque que sofreu, e citou quatro vezes Deus. De fato, só Jesus na causa.

Macaque in the trees
A eleição brasileira não deixou de ser um "case" para os cartunistas. Foram milhares de charges no Brasil e no exterior, uma das muitas e mais divertidas é esta, pelo cartunista Herrmann, no jornal suíço Tribune de Génève (Foto: Divulgação)

---

A DEFINIR

Ainda indefinida a presença do deputado eleito Julian Lemos na equipe de transição de Jair Bolsonaro. Diante da estratégia do capitão de apresentar imprensa como mentirosa, é difícil garantir qualquer coisa, vide o ministério do Meio Ambiente, que é, mas não é, não será, mas será. O que se sabe de Julian é que o parlamentar, acusado três vezes com base na Lei Maria da Penha por denúncias de agressão à ex-mulher e à própria irmã, está na maior bronca com a mídia, que ele ontem desancou. Julian chegou a ser preso em flagrante, na vez em que além de agredir a mulher a ameaçou com arma de fogo. Dos três inquéritos de que o deputado era alvo com base na Lei Maria da Penha, dois foram arquivados.

MUDANÇA DE NOME

A tradicional marca brasileira de joalheria Amsterdam Sauer vai passar a ser simplesmente Sauer. Originalmente, em 1941, era esse o seu nome, que remete ao nome de família do fundador, Jules Sauer. Passou a ser Amsterdam Sauer devido a uma sociedade com uma empresa de lapidação com este nome. A primeira loja remodelada pela rede, já com esse novo nome, é a do Aeroporto de Guarulhos.

LOUCO AMOR

Está passando por uma releitura, a imagem da duquesa da Cornualha, Camilla, segunda mulher do príncipe Charles. Um novo olhar sobre a realeza britânica vê Camilla como a responsável pela mudança positiva na vida de Charles. Esta é a perspectiva da revista Vanity Fair, segundo a qual ao lado de Camilla ele é um homem mais leve e mais feliz. Esse “efeito Camilla”é percebido por todo mundo que cerca o casal. Segundo dizem, “eles estão sempre rindo e conversando, há grande afeição e bom humor entre eles”. Segundo se diz, demorou um tempo para Camilla vencer a resistência da família real, sobretudo da rainha Elizabeth, já que ingressou no clã conhecida como “a amante do príncipe”. Mas Camilla soube superar essa dificuldade inicial, e a relação vai de vento em popa. Segundo o fotógrafo das bodas do príncipe Harry e Meghan, Alexi Lubomirski, ele percebeu, ao fotografar o casal, “um brilho em seus olhos, como se fosse um jovem casal apaixonado”.

As bonitas que me perdoem, mas ser parceira é fundamental.

SANTOS DE FÉ

O santo em exposição no MNBA é São Francisco de Assis, mas tão em evidência quanto ele, no noticiário, estão dois Sebastiões. O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, consagrado como dos maiores no mundo, manda dizer lá da França, via Radio França Internacional, que “o Brasil está dando sinais de insanidade.” Outro fotógrafo premiado, e também Sebastiao, o mineiro Sebastião Marinho inaugura, dia 9, exposição fotográfica no Castelinho da Sérgio Castro, no Cosme Velho. Ele tem muito a contar, através de seus registros, do futebol, à política ao Society, em que eu tive o privilégio de introduzi-lo.

SEGURANÇA MÁXIMA

Seguro morreu de velho. Bolsonaro está indo de colete a prova de balas até em culto religioso. Anuncia-se para breve a criação do BolsoMóvel, no estilo do PapaMóvel.

MACHO MAN

O futuro ministério está sendo chamado de “Village People”. Ele reúne em sua formação um militar, um juiz, um astronauta e um ator pornô.

AMIGOS, AMIGOS... BRIDGE À PARTE

Depos de 20 anos o casal Julio e Ana Luiza Avelar retornou à mesa do bridge, no Country Club. Anteontem, Ana Luiza venceu o torneio das segundas, ao lado de Carlos Frederico Pereira. Entre os perdedores, meus amigos Eduardo Martins e Cristiano Fonseca.

VAI BOMBAR

Vai ser sexta-feira, no Estação Net Gávea 5, do Shopping da Gávea, a pré-estreia do documentário Amazônia - o Despertar da Florestania”, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski. A lista dos que convidam é mais longa do que a da Ficha Técnica: Festival do Rio, Christal, Globo Filmes, Canal Brasil, Lojas Americanas, Banco Safra, Ibope e a Descoloniza Filme. O mais novo imortal da Academia Nacional de Medicina, o mastologista e ginecologista Maurício Magalhães Costa, encaminha para os pares, os amigos e as clientes que não puderam comparecer ao evento, o seu livro de posse em versão completa em vídeo https://player.vimeo.com/video/277081755

SABEDORIA DE GUERRA

Em boa hora o general Heleno apressou-se a dizer que a Venezuela não será invadida por nós. Militar bem informado, ele sabe que os novíssimos caças russos da Venezuela dão uma surra no Brasil.

RECONSTRUINDO A HISTÓRIA

Muita gente torceu o nariz, quando o movimento negro reunido no Grupo Ipeafro propôs a candidatura de Conceição Evaristo à ABL, e a escritora aceitou a sugestão, se inscrevendo para concorrer à vaga de Nelson dos Santos. Como previsto pelos experts em ABL, Conceição não levou o fardão, mas conquistou um prestígio e uma fama ainda maiores.

Fato é que a importância política do gesto foi tal, que ainda repercute. No domingo, ela foi a homenageada do ENEM 2018, com trechos de sua obra impressos nas capas de todas as provas. Uma iniciativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que todos os anos homenageia uma personalidade.

A escritora negra mineira de 72 anos, nascida em uma favela de Belo Horizonte, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 25 anos, após concluir o curso normal, formou-se em letras pela UFRJ, é mestre em literatura brasileira pela PUC-RJ e doutora em literatura comparada pela UFF. Sua obra inclui os romances Ponciá Vivência, o primeiro, publicado em 2003, Becos da Memória e Insubmissas Lágrimas de Mulher. Entre as frases suas usadas no concurso, uma foi: “E não há quem ponha um ponto final na história”. Mas há quem reconstrua a sua história com perseverança coragem e talento, como fez Conceição.

Macaque in the trees
José Gil e seu pai, Gilberto Gil, com Tia Surica, na feijoada portelense, em festa na quadra da escola que, em 2019, vai celebrar a memória da i-nes-que-cí-vel Clara Nunes. (Foto: Divulgação)

SOCORRO!

Vinte e cinco intelectuais, inclusive ganhadores do prêmio Nobel como o economista Joseph Stiglitz assinaram um documento pedindo aos líderes mundiais que celebrem um “pacto de informação e democracia”. A entrega do abaixo assinado aos mais de 60 chefes de Estado, será entre os dias 11 e 13, durante o Fórum de Paz de Paris. Os signatários denunciam: “As liberdades, a harmonia civil e a paz estão atualmente ameaçadas pelo controle político da imprensa e da mídia [...], a desinformação on-line em massa, a fragilidade econômica do jornalismo de qualidade, os ataques e violências contra jornalistas.”

TÔ NEM AÍ

Recebeu pouca, quase nenhuma atenção da mídia, a denúncia feita pela Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro de roubos, invasões das casas, agressões físicas e até estupros praticados por militares contra os moradores de favelas, desde o início da intervenção federal. E isso é bem preocupante. O documento sustenta que uma das violações mais usuais são as ofensas e o “tapa na cara”.

CASO DE JUSTIÇA

Os moradores da Gávea, a convite da Amagávea, vão se reunir no dia 13, no Teatro XP do Jockey Club, para discutir a transferência da Escola Parque para a Casa Rosa, na Rua Marquês de São Vicente, 268. A mudança não é bem vista pela gente do bairro, que teme mais congestionamentos e maior desordem urbana na principal via da Gávea. A Escola contra argumenta com a crescente violência na Rocinha, junto ao colégio. Com ambas as partes irredutíveis, tudo leva a crer que só indo ao TJ-RJ isso se resolve.

CAIU A FICHA

O rapper Kanye West, ilustre marido de Kim Kardashian, anunciou no Twitter que está se afastando do presidente Donald Trump porque ele o teria usado para obter apoio do movimento negro. Kanye escreveu: “Meus olhos estão abertos e agora percebo que fui usado para propagar mensagens em que não acredito. Estou me distanciando da política e vou focar completamente em ser criativo”. A reação do rapper foi depois que a ativista política Candace Owens usou seu nome em camisas da campanha “Blexit” (Black Exit), que encoraja afro-americanos a deixarem o Partido Democrata.

BANANA OU MAÇÃ?

Sucesso total o novo anúncio da CNN, nos EUA, onde é ano eleitoral, e na terça-feira serão as midterm elections, Para alertar a população sobre os perigos das fake news, a CNN demonstra como uma maçã é sempre uma maçã, jamais uma banana. A peça de publicidade apresenta vinhetas de pessoas encontrando uma banana onde você esperaria uma maçã, como, por exemplo, a fruta que cai sobre a cabeça de Isaac Newton, ou o “fruto proibido” que Eva entrega a Adão. Ao fim, a mensagem: “Mentiras podem se tornar verdade, se deixarmos”. Recado dado.

---

O GRANDE mestre da cerâmica brasileira, o pernambucano Francisco Brennand, que está vivo e tem 91 anos, vai expor no Rio, na Galeria Evandro Carneiro Arte, a partir do dia 10. Com a curadoria de Evandro Carneiro, Maria Helena e Maria da Conceição Brennand, a mostra reunirá 13 desenhos e pinturas, cinco cerâmicas vitrificadas, 15 dos famosos ovos cerâmicos e 11 esculturas seriadas. Boas falas.

---

Com João Francisco Werneck

Divulgação - José Gil e seu pai, Gilberto Gil, com Tia Surica, na feijoada portelense, em festa na quadra da escola que, em 2019, vai celebrar a memória da i-nes-que-cí-vel Clara Nunes.