ASSINE
search button

Gilberto Gil é o convidado de honra na feijoada da Portela, no sábado

Marco Rodrigues -
Alice Barbosa Lima e Luiz Antonio Almeida Braga
Compartilhar

NA JANELA

Em 1938, durante o II Congresso Nacional dos Estudantes, foi fundada a UNE, com o intuito de promover a discussão de temas políticos e sociais entre os nossos estudantes. Ao longo dos anos, a UNE foi fechada por governos autoritários, perseguida, incendiada e até mesmo metralhada por soldados do Exército. Sobreviveu sabe-deus-como. Agora, a instituição vai encarar uma concorrente.

O MBL anunciou ontem que, em seu 4º Congresso Nacional, dias 23 e 24, será lançado o MBL Estudantil. Cansada de perder sufrágios seguidos na UNE, ela lança seu próprio movimento estudantil, com direito a uma “Lista Negra” de professores “doutrinadores”.

Vale lembrar que, desde a Lei 7.395, de 1985, o Estado reconhece a UNE como a entidade representativa dos estudantes de ensino superior, as UEEs (União Estadual dos Estudantes) como representante dos estudantes dos estados e Distrito Federal e os DCEs (Diretório Central dos Estudantes) como representantes dos estudantes de cada instituição de ensino superior.

Mal subiu no ônibus, e o MBL Estudantil já quer sentar na janela. Já se acha com legitimidade para falar em nome dos estudantes brasileiros, ainda que estes pensem o contrário.

A CULTURA CONTA COM MAITÊ

Se prevalecer a influência de Paulo Marinho, o futuro presidente Jair Bolsonaro não vai riscar a Cultura do mapa do Brasil, como se teme. Paulo foi casado com a atriz Maitê Proença, de quem tem uma linda filha, Maria, e com quem mantém um relacionamento de amizade. Foi o segundo casamento do empresário, que primeiro foi casado com Odile Rodin, viúva do playboy internacional e milionário Porfírio Rubirosa. A atual mulher, Adriana, faz jus ao padrão de grande beleza das ex de Paulo. Antes de assessorar Bolsonaro, Marinho foi assessor de Nelson Tanure, ao tempo em que ele era proprietário do Jornal do Brasil.

NAU-FRAGA

A declaração de ontem, de Bolsonaro, de que condenados por corrupção não integrarão seu governo veio apagar um fogaréu, que já estava ardendo, envolvendo o coronel da reserva da PM, Alberto Fraga, nome que vinha sendo especulado como futuro ministro. Foi uma surpresa para os eleitores, que consideram Jair o paladino dos bons costumes e da moral. Em meio a tanto falatório sobre o caso de corrupção envolvendo Fraga, poucos lembraram que, após o assassinato de Marielle Franco, foi ele quem covardemente acusou a morta de ser ex-mulher do traficante Marcinho VP, usuária de drogas e ter apoio do Comando Vermelho. Precisou pedir desculpas em entrevista à Globo.

COLAB DA PALOMA

Paloma Danemberg, a It Antiquária, convida para a primeira Colaboração de seu Ad. Studio cujo resultado é um adereço de moda. Ela envolve a participação de WaiWai + Betina de Luca. Dia 11 deste mês. Quem vai, vai, é a Paloma. Vai em frente com sua loja cheia de bossa no Shopping Leblon.

VIVE MARCHAND!

A França vibra com o 108º aniversário de Robert Marchand, no mês que vem. O atleta idoso há 50 anos pratica o ciclismo, tendo pedalado no mundo todo a bordo de sua bike. Todos os anos Robert participa do Tour de France, e há um trecho na montanha do percurso de bicicleta batizado com seu nome. A França adora seus heróis. Sejam de guerra, dos esportes ou das causas sociais.

HOMEM DE TEATRO

Os amigos e fãs do homem de teatro Orlando Miranda estão sendo convocados por sua filha, a historiadora Isabel Miranda, para merecida homenagem a ele, de-quem-todo-mundo-gosta. Na segunda-feira, dia 5, na Fiorentina. Uma celebração pelo lançamento do documentário sobre Orlando no Portal da Funarte. Nas décadas de 70 e 80, Miranda presidiu o extinto Serviço Nacional de Teatro, hoje Funarte. Desde 1988, ele é o presidente da Escolinha de Arte do Brasil, fundada pelo artista plástico Augustinho Rodrigues.

GRANDES ATORES

Outra teatral e no mesmo dia 5. Com entrada franca, às 19h30, vai rolar no Centro Cultural João Nogueira, no Imperator, a leitura da peça “Em família”, do notável Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha. Como atores, os ótimos Rogério Fróes e Ivone Hoffman, dirigidos por Luiz Antonio Rocha. Com curadoria de Rogéria Gomes, o Projeto Memórias Cênicas visa a formação de plateia e prestigiar a dramaturgia nacional.

CALCINHA DA MEGHAN

“Toda mulher tem sua primeira vez de mostrar a calcinha”. Com esse título, a Harper’s Bazaar Britanica noticiou em seu site o flagrante de Meghan Markle, duquesa de Sussex, mostrando a calcinha sob a saia. A lingerie só foi vista porque fez sol, e a saia ficou transparente. Quando ela se vestiu para seu último compromisso da visita à Nova Zelândia, estava dia escuro.

Oportunamente, debaixo da matéria, o site vendia por e-comerce uma calcinha idêntica. Preta e bem comportada.

NITERÓI VEGANA

Desde 1994, o dia 1º de novembro é o Dia Mundial do Veganismo. Para celebrar, Niterói recebe, dias 10 e 11, um festival gastrô 100% vegano, o “Vegannezando - Feira de Culinária e Artigos Veganos”. Vai ser em São Francisco, na Praça Rádio Amador. Boa comida, shows, oficinas, espaços kids, capoeira, yoga, aula de forró. E a palestra da campeã olímpica de vôlei, Fernandinha, sobre “Veganismo e Esportes de Alta Performance”. O mercado vegano cresce cerca de 40% ao ano no Brasil. Em sua última edição, o festival reuniu mais de quatro mil pessoas em dois dias no Planetário da Gávea. A expectativa para este ano é ainda maior.

----

A Portela é mesmo luxuosa. Depois de anunciar a presença de Jean Paul Gaultier em seu próximo desfile, a escola receberá sábado na quadra Gilberto Gil, convidado especial da Feijoada da Família Portelense. Vai ter feijão, samba e “canja” do músico, que prometeu relembrar seus clássicos, como “Aquele Abraço” e “Palco”.

----

Com João Francisco Werneck