ASSINE
search button

Defensor da liberdade

Divulgação -
Rafael Pitanguy recebeu prêmio da ABP como melhor "Profissional de Criação"
Compartilhar

DEFENSOR DA LIBERDADE

Tem uma onda que todo mundo quer que pegue. Tem outra que todo mundo quer interromper: a onda de ações policiais em universidades em todo o Brasil a pretexto de coibir infrações eleitorais.Haja visto o “tira-põe” da faixa antifascismo, na Faculdade de Direito da UFF, e a presença de policiais e de fiscais do TRE no Centro de Tecnologia da UFRJ, para “acompanhar” a sabatina de Manuela D’Ávila, a Manu candidata. Mas prontamente a Defensoria Pública da União se posicionou em documento do defensor Thales Arcoverde Treiger aos reitores das universidades Federais e Estaduais. Ele enfatiza o princípio da autonomia universitária e a livre iniciativa dos corpos docentes “referente a qualquer tipo de manifestação de ideias”. E diz, de forma expressa: “Sem qualquer cerceamento no exercício do direito à livre expressão, independente de posição político-ideológica, ainda que haja debates sobre o quadro eleitoral vigente, o que não se constitui propaganda político eleitoral”.

DEPOIS DA DEFENSORIA

Após a posição tomada pelo defensor Treiger, a corregedora-geral, Raquel Dodge, também se manifestou. Disse que ajuizará ao STF ação de descumprimento de preceito fundamental, para assegurar o restabelecimento da normalidade em ambiente universitário. Como Anna Estela Haddad disse aqui, “as instituições funcionam”. Ufa!

PENSAMENTO DO DIA: “Olho vivo que cavalo não desce escada” (Quem foi mesmo que disse isso?).

Macaque in the trees
Rafael Pitanguy recebeu prêmio da ABP como melhor "Profissional de Criação" (Foto: Divulgação)

MELHORES DA PUBLICIDADE

Foi na Casa de Cultura Laura Alvim o maior evento da publicidade brasileira, a Premiação da ABP, em que 400 convidados participaram, ao longo do dia, de 12 painéis e diversas palestras. O Presidente da ABP, Eduardo Lopes, o Dudu Lopes, em seu primeiro mandato, comemorou a volta da solenidade, que não acontecia há três anos. À noite, houve a premiação da ABP, com votos dos associados: Márcio Borges, da WMcCann, venceu na categoria “Profissional Executivo ou Dirigente de Agência”; Rafael Pitanguy, da Y&R, “Profissional de Criação”; e Igor Puga, do Santander, “Profissional de Marketing do Ano”. Na categoria “Profissional de Veículo”, João Carnevale, da TV Globo. A ABP premiou Yugo Motta, da Artplan, como “Profissional de Planejamento”; Paulo Ilha, da DPZ&T, “Profissional de Mídia”; e Andrea Metzker, da NBS, “Profissional de Produção.”

CANTO DA SABIÁ

Como adora fazer, o estilista francês Jean Paul Gaultier, vem para o carnaval carioca em 2019, e pela primeira vez desfilará na Sapucaí. Pela Portela. Além disso, vai assinar a fantasia de uma ala do enredo da escola, “Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar uma Sabiá”, da fabulosa Rosa Magalhães, que lembra a história de Clara Nunes, um dos maiores ícones da azul e branco.

A carnavalesca Rosa, vocês sabem, é imortal da Academia Brasileira da Moda, e Jean Paul Gaultier é um dos grandes nomes da moda mundial. Começou aos 18 anos, como assistente de Pierre Cardin, e aos 24 lançou a própria marca. Ganhou então apelido de Enfant Terrible, ao derrubar vários tabus do mundo fashion.

Macaque in the trees
O estilista francês Jean Paul Gaultier todo enturmado na quadra da Portela. Com a rainha Bianca Monteiro, o presidente Luis Carlos Magalhães, a porta-bandeira Lucinha Nobre, o mestre-sala Marlon Lamar e mestre Nilo Sergio (Foto: Leo Cordeiro/Divulgação )

EM CIMA DO LANCE

Patrícia Pillar e Paulo Betti dão o exemplo. Ontem, ela saiu às ruas do Flamengo, para pessoalmente convencer eleitor por eleitor. Paulo Betti fez o mesmo, no Metrô carioca. Mas o mais comovente foi nosso mestre de múltiplos talentos, Ziraldo, que, mesmo enfraquecido pela doença, gravou vídeo em seu leito pedindo votos contra o fascismo e pela democracia. É um gigante, o nosso Dom Quixote do traço. A voz é um sopro... de luz e bravura!

EM CIMA DA ÁRVORE

Regina Duarte desceu de cima da árvore e deu uma entrevista ao Estadão. Disse que a homofobia de seu candidato “é da boca pra fora”. Homofobia platônica. Em contraponto, outros artistas foram às ruas, como fizeram Paulo Betti e Patrícia Pillar, e, em último corpo a corpo, para angariar votos para Haddad. Estão em toda parte, no Largo do Machado, na Barra da Tijuca, em Niterói, em Copacabana. Alguns montaram barracas, com direito a café e bolinho de chocolate, para bater dois dedos de prosa, olho no olho, com os indecisos. A saber: Letícia Sabatella, Luisa Arraes, Letícia Colin, Enrique Diaz, verdadeira força-tarefa anti-fascismo.

EM CIMA DO MURO

Há a esperança, mesmo fugidia, de que o manifesto divulgado ontem, assinado pelos intelectuais mais importantes da França, sociólogos, filósofos, arquitetos, doutores, artistas, ex-primeira ministra, deputados, senadores, estrelas de cinema e o ex-ministro da Cultura Jack Lang, que preside o Instituto do Mundo Árabe, faça Fernando Henrique Cardoso descer do muro.

EM CIMA DA CARNE SECA

Mito mesmo é Márcio Braga. Mito da maior torcida do Brasil. Quando o ex-presidente do Flamengo, em várias gestões, apareceu com Hélio Paulo Ferraz, no lançamento da campanha do candidato da situação, Ricardo Lomba, à presidência do clube, foi um frisson generalizado no auditório do Jockey. Braga foi festejado até por Lomba, mesmo tendo declarado voto em Rodolfo Landim, da oposição. O prestígio foi tal que citaram o Márcio várias vezes em discursos vários da chapa. Na disputa da eleição de 8 de dezembro, além dos citados, estão José Carlos Peruano e Marcelo Vargas.

Macaque in the trees
A duquesa de Sussex, Meghan Markle, vestiu tule banco com uma revoada de andorinhas pretas bordadas, de Oscar de la Renta, em sua visita a Sidney, na Austrália. Estava linda. Ela e a roupa (Foto: Instagram)

BRINCANDO DE ESTÁTUA

A 26ª “Paixão de Ler”, campanha de incentivo à leitura da Prefeitura, vai promover, dia 1º de novembro, o encontro “O caminho das estátuas”. De modo lúdico e através da leitura de textos, poesias e músicas, o público juvenil, e o adulto também, serão apresentados aos grandes nomes que construíram nossa história literária e musical, aqueles que viraram estátua pela cidade.

LATINIDADE

Vem aí o terceiro “ColaborAmerica”, maior festival de novas economias da América Latina, dias 9 e 10 de novembro, na Fundição Progresso. Mais de 100 inovadores sociais e digitais do mundo farão palestras, oficinas e workshops. A fundadora da Feira Preta, Adriana Barbosa, e a queniana Sheilah Birgen, líder da primeira aceleradora de startups da África Ocidental, estão confirmadas. Adriana é uma das “50 pessoas negras mais influentes do mundo”.

----

A irlandesa Sinead O’Connor ganhou novo nome: Shuhada. Não confundir com suada, ao contrário, a cantora está cada vez mais espiritual. Aos 51 anos, ela se converteu ao islamismo, o que anunciou ontem no Twitter, explicando: “Estou orgulhosa de ter me tornado muçulmana. É a conclusão natural da jornada de qualquer teólogo inteligente”.

---

Com João Francisco Werneck

Leo Cordeiro/Divulgação - O estilista francês Jean Paul Gaultier todo enturmado na quadra da Portela. Com a rainha Bianca Monteiro, o presidente Luis Carlos Magalhães, a porta-bandeira Lucinha Nobre, o mestre-sala Marlon Lamar e mestre Nilo Sergio
Instagram - A duquesa de Sussex, Meghan Markle, vestiu tule banco com uma revoada de andorinhas pretas bordadas, de Oscar de la Renta, em sua visita a Sidney, na Austrália. Estava linda. Ela e a roupa