ASSINE
search button

Ocupação na Universidade

Ricardo Stuckert -
Apesar de você, Marielle será lembrada para sempre", parece dizer Chico Buarque na grande manifestação pela Democracia, e por Haddad-Manu, nos Arcos da Lapa. Quando o pessoal vaiou Mano Brown, Chico pegou o microfone, com seu jeito educado, e mandou um recado do tipo "Mano Brown é mano da gente". Deu certo
Compartilhar

OCUPAÇÃO NA UNIVERSIDADE

Depois da ocupação, terça à noite, da Faculdade de Direito da UFF, por policiais militares e agentes da Justiça Eleitoral do TRE/RJ, para apreender a bandeira hasteada na fachada do prédio com dizeres “Direito UFF antifascista”, o diretor da escola recolocou ontem pela manhã a bandeira no local (foto), enfatizando a autonomia universitária. Os agentes, que não se identificaram e não levaram mandado de busca e apreensão, informaram que foi uma “decisão verbal” da juíza Maria Aparecida, que considerou a bandeira uma “propaganda política partidária negativa”.

Macaque in the trees
A bandeira contra o fascismo, retirada terça-feira, sem mandado, pelos fiscais do TRE-RJ, foi recolocada na fachada da Faculdade de Direito da UFF, ontem pela manhã. (Foto: Fotos enviadas por alunos)

Macaque in the trees
A bandeira contra o fascismo, retirada terça-feira, sem mandado, pelos fiscais do TRE-RJ, foi recolocada na fachada da Faculdade de Direito da UFF, ontem pela manhã (Foto: Fotos enviadas por alunos)
Ué, mas já existe o Partido Fascista e não fomos informados? Fiquei confusa, perplexa até. Os próprios agentes pareciam confusos, peao forma com que foram entrando em sala de aula, até com professora grávida, e pelo Centro Acadêmico adentro, apreendendo adesivos sem dar recibo. Como se confundissem a escola com algum “aparelho subversivo” do passado.

Ato contínuo, alunos e professores foram ao Cartório da Justiça Eleitoral reclamar o desrespeito a seus direitos e garantias. Mas só conseguiram receber um número de protocolo. O auto descritivo da diligência ficou pra depois. Quem sabe amanhã?

DEUS NOS PROTEJA

A Folha de São Paulo pediu proteção para seus jornalistas, que vêm sofrendo todo o tipo de ameaças, depois que o candidato Jair Bolsonaro chamou o jornal de “vendido” e o acusou de publicar “Fake News”. Além de ter ameaçado não lhe dar publicidades quando for presidente. Segundo nota divulgada pelo jornal, “depois de revelar que o político recebeu apoio de empresários para disseminar milhões de mensagens via WhatsApp, o jornal está sendo bombardeado por mensagens. Só em um de seus números de WhatsApp, foram 220 mil mensagens de cerca de 50 mil contas. O foco principal das ameaças de agressão física é a autora da reportagem, Patrícia Campos Mello, que teve o WhatsApp hackeado e passou a receber mensagens favoráveis a Bolsonaro. Também o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, tem sido ameaçado.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

O candidato do PSL também alegou sofrer ameaças e pediu proteção reforçada. O que será que gerou por esse ambiente de ódio que se alastra pelo Brasil? Alguém tem alguma ideia?

COM SORRISO E COM TROMPETE

Depois da big manifestação de terça-feira, nos Arcos da Lapa, o candidato Fernando Haddad, sua mulher, Anna Estela, a presidente do PT, Gleisi Hoffman e vários outros petistas sorridentes foram para o Amarelinho, na Cinelândia. E quem estava no grupo? O Trompetista do PT. E teve trompetada? Teve sim senhor.

Macaque in the trees
Apesar de você, Marielle será lembrada para sempre", parece dizer Chico Buarque na grande manifestação pela Democracia, e por Haddad-Manu, nos Arcos da Lapa. Quando o pessoal vaiou Mano Brown, Chico pegou o microfone, com seu jeito educado, e mandou um recado do tipo "Mano Brown é mano da gente". Deu certo (Foto: Ricardo Stuckert)

NETA DE ROBERTO MARINHO VESTE A CAMISA DO #ELENAO

É o assunto no Country Club do Rio de Janeiro. A Globo pode não ter prestigiado a marcha, mas a neta de Roberto Marinho, filha de João Roberto Marinho, a simpática Paula Marinho vestiu a camisa do #EleNão, que favorece o candidato Haddad, e foi à grande manifestação na Avenida Paulista. Faz pensar que a terceira geração Marinho, a ala jovem que não ocupa cargos na Globo, vem com outra cabeça, mais de acordo com os anseios e demandas da sociedade brasileira moderna. Não apenas Paula, como também seu marido veste a camisa: o arquiteto Miguel Pinto Guimarães. Ainda na manifestação, entre o casal na foto acima, a filha do escritor Rubem Fonseca, Bia Corrêa do Lago, apresentadora de programa literário na TV paga.

CHURRASCO PARA BOLSONARO

Paulo Marinho cedeu parte de sua casa no Jardim Botânico para ser QG da campanha de Jair Bolsonaro, que passa lá as tardes. Na terça, Marinho fez big churrasco de pré-vitória em casa, para a turma felicíssima. Bolsonaro foi, claro! Assim como foram Roberto D’Avila e Augusto Nunes, cotado para ser porta-voz ou secretário de Comunicação. A boa notícia é que foi reatada a amizade do anfitrião com o advogado Sérgio Bermudes, presente ao barbecue festivo.

Macaque in the trees
Paula Marinho, neta de Roberto Marinho, Bia Corrêa do Lago e o arquiteto Miguel Pinto Guimarães, marido de Paula - todos são "EleNão!" (Foto: Instagram de Miguel Pinto Guimarães)

AMIGO GAY DE BRUNA MARQUEZINE É VÍTIMA DA CAMPANHA DO ÓDIO

Bruna Marquezine é outra que surpreende. Vocês sabem que a atriz formadora de opinião, com uma rede de mais de 32 milhões de seguidores, foi a primeira celebridade a aderir ao #EleNão. Pois bem, perguntada ontem sobre as eleições, ela preferiu falar sobre a agressão sofrida por um amigo gay, espancado por partidários violentos de vocês-sabem-quem: “Eu não acho que a gente tem que entrar no ódio. Passei a tarde me arrumando, vindo para cá tremendo, porque uma pessoa do nosso meio foi espancada na rua, um homossexual. Perdeu a memória, vai ter que operar o maxilar. Já está tudo perdido, isso me desespera muito! Eu não gostaria de brigar com pessoas que eu amo, porque eu acho que a gente começa a vibrar nessa energia que essa pessoa está trazendo. Eu tento evitar ao máximo, mas é difícil. Vai além da opinião política. Você começa a ver valores diferentes, a discussão vai para outro lugar. Eu tento não brigar com as pessoas. Até porque é o meu ponto de vista, o que eu acredito. Cada um tem uma opinião, a gente tem que entender que não existe uma verdade única.” Depoimento dado ao site da Quem.

FALEM MAL...

Meu saudoso amigo Carlos Imperial, que era muito inteligente, tinha um bordão: “Falem mal, mas falem de mim”. Ele achava que, quanto mais falassem mal dele, maior seria seu sucesso. Será esta a filosofia do candidato dos brigões? Dia sim, dia também, seus eleitores aprontam, batem, ofendem, até matar já fizeram. Quem tem partidários assim, não precisa de inimigos. Ou será tática para calar e intimidar? Funcionar, funciona. Até o poderoso Judiciário se curva e se cala. Mas como repercutirá essa estratégia na hora da mão na consciência e do voto na urna?

A PROPÓSITO...

Pega bem ou pega mal para um candidato a estadista a seguinte declaração (?), em vídeo, que ontem circulou adoidado: “Não vou ficar brocha pra ganhar voto (...) Vou fazer campanha pra não ter voto (...) Os covardes vão marchar pro abatedouro. Ninguém tem pena de ninguém (...).” Ao final do vídeo, ele manda um recado pra alguém que não se entende o nome: “Olha, (fulano), rosquinha pra você, rosquinha pra você (NR: o gesto acompanha a fala). E aquela rosquinha que você não gosta, porque aquela que você gosta é a daquele deputado lá em Brasília. E, olha, não vou dar dinheiro pra vocês, zero pra vocês, zero.”

PROMESSA É DÍVIDA

Após passar os dois últimos anos sob risco de ser vendida pelo governo de Pezão para abater as dívidas do Estado, a Cedae nunca viu seus funcionários tão confiantes. O motivo foi a reunião da assessoria do candidato Witzel, favorito nas pesquisas, com representantes do Sintsama, sindicato que responde por 75% dos trabalhadores da empresa. Como promessa do candidato, receberam a garantia de uma Cedae pública, estatal e indivisível. Resta esperar para ver se o acordo verbal se cumprirá.

MANO DE FÉ

No ato pró Haddad-Manu nos Arcos da Lapa, o rapper Mano Brown quebrou promessa de anos. Ele disse que havia jurado nunca mais subir em palanque político. Mas, diante das circunstâncias especiais destas eleições, descumpriu a promessa, em nome dele mesmo e dos brasileiros que vivem nas periferias. Foi pra eles que Mano disse: “Há uma multidão que não está aqui e que precisa ser conquistada, ou a gente vai cair no precipício”. Brown afirmou também que “o que mata o brasileiro é a cegueira e o fanatismo”. E finalizou: “Se nós somos o Partido dos Trabalhadores, o partido do povo, temos que entender o que o povo quer. Se não sabe, volta pra base e vai procurar saber”. Foi vaiado, mas não deixou de fazer o mea culpa do PT, aquele que tantos cobravam. Haddad parece que captou o recado e, ontem, via Twitter, endossou a fala do rapper: “Precisamos voltar pra periferia de coração aberto, porque a periferia não votou com a gente no primeiro turno. Vamos voltar para a base pra governar o Brasil com a base, como sempre fizemos”.

PIPI URGENTE

No “Brasil urgente” de terça, Datena se deu mal, quando uma cobra píton, diante das câmeras e ao vivo, urinou e defecou. Estava apertada. Pior: quase atingiu o pé do apresentador, que ainda se vangloriou: “É a primeira mijada de cobra ao vivo na televisão brasileira”. Logo depois, entraram os comerciais. Perguntem quem foi trocar os sapatos.

----

Cirurgiões plásticos notáveis do Brasil são alguns destaques do “Congresso Europeu de Cirurgia Plástica”, que acontece até 27 de outubro, em Limassol, no Chipre. Eles são os doutores Volney Pitombo, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Juarez Avelar e Ricardo Cavalcanti Ribeiro, especialista em operações de contorno corporal.

Instagram de Miguel Pinto Guimarães - Paula Marinho, neta de Roberto Marinho, Bia Corrêa do Lago e o arquiteto Miguel Pinto Guimarães, marido de Paula - todos são "EleNão!"
Fotos enviadas por alunos - A bandeira contra o fascismo, retirada terça-feira, sem mandado, pelos fiscais do TRE-RJ, foi recolocada na fachada da Faculdade de Direito da UFF, ontem pela manhã.
Fotos enviadas por alunos - A bandeira contra o fascismo, retirada terça-feira, sem mandado, pelos fiscais do TRE-RJ, foi recolocada na fachada da Faculdade de Direito da UFF, ontem pela manhã