ASSINE
search button

BRASILEIROS MAIS UMA VEZ SE DIVIDEM, COMO OS CHIMANGOS E MARAGATOS

Fotos de Cristina Granato -
1 - Murilo Rosa e Malvino Salvador... 2 - Allan Souza Lima e Day Mesquita... 3 - Marcos Breda, Larissa Maciel e Marcos Verza... 4 - Christine Fernandes e Nando Rodrigues.
Compartilhar

Como os gaúchos Chimangos e Maragatos, no fim do século XIX, os brasileiros mais uma vez se dividem, e chegam às vias de fato, em locais públicos e privados, em embates políticos. Na manifestação de sábado, em Paris, contra o fascismo foram denunciados 70 episódios de espancamentos e conflitos no Brasil desde o fim do primeiro turno.

Chimangos e Maragatos, ou legalistas e federalistas, foram os protagonistas da Revolução Federalista dos gaúchos, também chamada de Revolução da Degola, em que o povo gaúcho foi manipulado para sair degolando uns aos outros, em defesa do interesse dos donos das terras. Como saldo, 10 mil mortos. Foram cortadas mais cabeças pelos gaúchos do que pelo Exército Islâmico - e nós nos escandalizamos tanto quando vemos na TV!

A Revolução Federalista é o cenário da trama do filme “A cabeça de Gumercindo Saraiva”, de Tabajara Ruas, que conta a história real do caudilho revolucionário federalista Gumercindo Saraiva, assassinado pelos legalistas. Seu filho, Francisco Saraiva, parte com cinco cavaleiros para resgatar a cabeça do pai, cortada pelo major Ramiro de Oliveira. No elenco, Murilo Rosa, Marcos Breda, Leonardo Machado, Marcos Pitombo, Alan Souza, presentes à avant-prémière de segunda-feira, no Shopping Downtown, mostrada aqui nas fotos.

Seria apenas mais um registro de mais um lançamento não fosse este Brasil dividido e radicalizado, que, esperamos, não chegue ao extremo da barbárie de nossos antepassados do Sul.

ARREPENDIMENTO

Meu velho sogro armênio, seu Jacob, um sábio, costumava cunhar frases que se tornaram mantras na família. Uma delas: “Não adianta arrepender depois. Tem que arrepender antes”.

Agora vejo acontecer, o que me parecia impossível, arrependerem-se “antes”. Antes da eleição deste próximo domingo, Eymael, veterano candidato à presidência, retirou o apoio a Bolsonaro. Ontem, foi o deputado mais votado da Bahia, pastor e sargento Isidóro. Ao abandonar Jair, ele declarou apoio a Haddad: “Espalhei mentiras e me arrependo”. E denunciou: “Quando alguém diz que policial que não mata não é polícia, e que ele tem que matar 10, 15, 25, o país está em perigo” E completou: “Policial não é assassino, serial killer. São pais de família, que querem salário digno pra não precisar fazer greve.”

CONFISCO DE IMPACTO

Na Fundação Getúlio Vargas, houve reunião fechada com economistas, dada à grande preocupação causada pelo plano de governo do candidato do PSL, com pontos fundamentais não esclarecidos.

Nos meios financeiros, especula-se que ele poderia debutar no poder, tomando “medida de impacto”, o que gerou o temor de que esse “impacto” seja o confisco das economias dos brasileiros nos fundos de investimento. Preocupante.

CONFISCO DA PALAVRA

A liberdade de imprensa corre risco, e com isso também a liberdade do povo brasileiro de pensar e tomar posições. O pedido de demissão ao vivo do jornalista Juremir Machado, enquanto estava ontem na bancada do programa Bom Dia, da Rádio Guaíba, é sintomático. Dos mais importantes comentaristas políticos do Rio Grande do Sul, Juremir se demitiu ao microfone, ao fim de uma entrevista de Jair Bolsonaro, e denunciou a censura praticada pelo candidato, que o teria proibido e aos demais debatedores do programa, de lhe fazerem perguntas. Apenas o âncora fez. O presidenciável também teria escolhido as perguntas, o que é prática nas ditaduras.

CONFISCO DE JORNAL

O episódio da nota anterior veio se somar ao confisco, no último fim de semana, de todos os exemplares do jornal “Brasil de Fato”, com invasão de sua sede, em Macaé, e ameaças ao porteiro. Foram levados também exemplares do Boletim Nascente, jornal semanal da entidade. O recolhimento foi determinado pelo juiz eleitoral da cidade, Sandro de Araújo Lontra, que classificou as matérias do jornal como “pejorativas contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL)”. Jornais sendo fechados, pessoas ameaçadas, repressão… Já vimos esse filme…

MASTER CLASS

O religioso escritor Frei Betto, que já ganhou dois Jabutis, além do Alba de literatura, prêmio de alcance latino-americano, vai dar uma Oficina Literária dia 9, na Gávea. Ensinará técnicas de aperfeiçoamento da escrita sob os pontos de vista da comunicação, do vocabulário adequado, para uma escrita mais elegante e densa. O valor do curso é R$ 200,00, mas o aprendizado, esse dura para sempre.

COMER, REZAR E GASTAR

Quais perguntas os brasileiros mais fazem nas redes sociais. Quer saber? Eu conto: os brasileiros estão preocupados mesmo é com comida. No levantamento de uma empresa de marketing digital atuante no mundo todo, aparece em primeiro lugar a pergunta: “Como baixar vídeos do YouTube?”, com 201 mil pesquisas sobre o assunto. Em segundo lugar, “Como clonar Whatsapp?”, com 165 mil. Depois vem “como fazer panqueca?” (135 mil); “como fazer pipoca doce?” (110 mil); “como fazer brigadeiro?” (110 mil); “como fazer arroz?” (90.5 mil); “como fazer bolinho de chuva?” (90.5 mil); “como fazer pudim? (90.5 mil)” e “como fazer molho branco?” (74 mil). Outras perguntas frequentes: “Como rezar o terço? – (90.5 mil)” e “como ganhar dinheiro? – (90.5 mil)”.

O PAI DE CESAR

O quiproquó eleitoral no Salgueiro precisa ser resolvido o quanto antes, mas não é o único. Na terça-feira o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou ação civil pública contra a escola do Andaraí, pedindo a demolição do anexo na quadra do Salgueiro, alegando que o espaço foi construído sobre a pista de atletismo da Vila Olímpica Felinto Epitácio Maia. Além da demolição, o MP quer a restauração da pista, a retomada da vila olímpica pela prefeitura e o pagamento de dano moral coletivo. Felinto Epitácio Maia é o pai do ex-prefeito Cesar Maia.

OURO DO BRASIL

Os brasileiros bombaram na 10ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica na cidade de Ayolas, no Paraguai. A equipe brasileira conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata, garantindo o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Levaram o ouro nossos estudantes Caio Nascimento Balreira, Katarine Manuela Klitzke, Luã de Souza Santos e Vinícius Rodrigues de Freitas. Já a prata foi conquistada por Gabriel Gandra.

FRISSON NA REDE

Causa frisson no whatsapp o vídeo com um candidato a governador de estado importante, que não é o RJ, divertindo-se como bendito-o-fruto num pitoresco playground de saliências. Enquanto rola o vídeo, rola o discurso dele em defesa da família, da fidelidade, do respeito mútuo etc. e tal. O indivíduo agora acusa seu opositor pela divulgação das imagens. Mas este já respondeu: “Essa acusação é quase tão grave quanto a violência de que ele foi vítima. Ele não deve medir os outros pela sua régua. Se para ele o adversário político é um inimigo, para mim não é.”

Nesta semana final da eleição, candidato com telhado de vidro deve estar apavorado.

LEXA RELEXA (argh!). Baixa no carnaval carioca. A funkeira Lexa não será mais a Rainha de Bateria da Unidos de Bangu, informa a escola. A cantora vai descansar na folia, preparando-se para comandar o seu próprio Trio, em São Paulo, que sai no primeiro fim de semana depois das Cinzas, dia 10 de março, 13h, na Avenida da Consolação.

Na foto: 1 - Murilo Rosa e Malvino Salvador... 2 - Allan Souza Lima e Day Mesquita... 3 - Marcos Breda, Larissa Maciel e Marcos Verza... 4 - Christine Fernandes e Nando Rodrigues.

***Com João Francisco Werneck

Macaque in the trees
1 - Murilo Rosa e Malvino Salvador... 2 - Allan Souza Lima e Day Mesquita... 3 - Marcos Breda, Larissa Maciel e Marcos Verza... 4 - Christine Fernandes e Nando Rodrigues. (Foto: Fotos de Cristina Granato)