ASSINE
search button

I cavalieri e le signore della tavola ovale fanno Catito

José Peres -
Os "cavaleiros e damas da Távola Oval do Catito": Lucy e Luiz Carlos Barreto,Márcia Cintra e Joel Korn, Heloisa Magalhães e George Vidor (em pé, com Catito e Renato Maurício do Prado) e o casal embaixador Adhemar Bahadian... 2 - Príncipe Francisco de Orléans e Bragança e Cláudia Tavares... 3 - Wil Rondó e Patrícia Secco... 4 - Camila Carvalho e  omaz Naves, Renata Granchi, Waltinho Guimarães, Angela Costa, Tereza Macedo, Sid Chreem e Carol Guarino... 5 - Luiz Alfredo e Guadalupe Salomão... 6 - Cadu Mader, a atriz Ariane Rocha e Antonio Bento Ferraz,  lho do ator Buza Ferraz saudoso... 7 - Chica Granchi e Catito Peres... 8 - Vera Bocayuva e Luiz Alfredo Salomão... 9 - Antonio Carlos de Mello A onso... 10 - Catito Peres, Renato Maurício do Prado, Gilberto Menezes Côrtes, Toninho Nascimento...
Compartilhar

Lenda ou realidade, o Rei Artur foi o personagem mais popular da Idade Média, e há mais de mil anos os leitores se fascinam com as peripécias de seus nobres com a mais alta ordem da Cavalaria, os “Cavaleiros da Távola Redonda”. Há várias versões da lenda, passadas de geração em geração, pela tradição oral.

Bem, no Rio de Janeiro, foi inaugurada anteontem uma Távola Redonda que também promete se tornar popular. De fato, uma távola oval. Ela fica no centro do restaurante Pietro, antigo Hippo, e foi estreada pelo dono da casa, Omar Catito Peres, e seus amigos. Será a segunda “mesa do dono” num restaurante do Rio. A primeira “do dono” foi a mesa do Eike Batista, em seu Mr. Lam, que é távola redonda mesmo, com um motor de lancha Lamborghini no meio.

Se o Catito for botar alguma coisa no centro da “tavola ovale” dele será sua coleção de garrafas de cachaça raras, na qual se destaca a Cachaça do Catito, produção reservada e numerada.

Na inauguração de seu complexo gastrô 3em1, na Praça Nossa Senhora da Paz, reunindo os restaurantes Pietro e Olivetto e o terraço Esch, Catito tinha outra coleção de sua estima: os amigos de fé, que circulavam pelos três andares na maior animação.

O ambiente está agradabilíssimo, alegre, descontraído como a gente gosta, e todos elogiavam o painel de Miguel Paiva com a Radical Chic e o “risoto do chef”. Com o plus: Monica Athayde, irmã da grande bailarina Marcia Haydée, como hostess da casa.

Um point super charmoso como o Rio de Janeiro estava esperando e no lugar certo: a palpitante Ipanema.

Na mesa ao lado da minha, o que se comentava, e com pena, era que fechou o charmoso restaurante Dona Desirée do Leblon, em que tudo era bom: da decoração, ao serviço à comida. O proprietário era o filho do homem-Ibope, Carlos Augusto Montenegro, marido da Maria Pia Marcondes Ferraz.

Na mesma mesa, falavam de notícias vindas de São Paulo do querido Ricardo Amaral. Ele teve extirpado um tumor com sucesso, e não serão necessárias quimioterapia e radioterapia. O acompanhamento será por um oncologista de São Paulo, doutor Maluf, além de amigo, competentíssimo. Gisella está inteiramente à disposição do “marido paixão”. Ela, vocês sabem, tem enfrentado o mesmo problema, com bravura e fé, colecionando vitórias.

Em outro grupo, o assunto era política! A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, representando a Igreja Católica, se posicionou duramente em seu site contra o candidato do PSL: “São escandalosas as posturas alienadas de muitos cristãos e as adesões a um candidato à presidência que dissemina violência, ódio, racismo, homofobia e preconceito contra mulheres e pobres. Ele utiliza falsamente as temáticas do aborto, gênero, família e ética; faz apologia à tortura, à pena de morte e ao armamentismo; e é réu por injúria e incitação ao crime de estupro.”

A CNBB tem motivos para isso, até em causa própria. Os centros espíritas e terreiros foram varridos da Baixada e das comunidades por evangélicos radicais, apoiados na milícia e no tráfico, o que garantiu grande sucesso para seus candidatos naqueles locais, conforme o mapa de votação. Com o êxito dessa “limpeza” e por coerência, tudo leva a pensar que as paróquias católicas serão as próximas “varridas” das comunidades e Baixada.

A propósito, a Rede Record do Rio estava muito bem representada na primeira noite do Olivetto, em mesa de seu diretor de marketing, Thomaz Naves, com a presidente da Associação Comercial, Angela Costa.

Por falar na Associação Comercial, foi lá a sessão especial do filme “Querido Embaixador”, com debate com o diretor Luiz Fernando Goulart. Ele narra a história de Luiz Martins de Souza Dantas, embaixador do Brasil na Itália até 1922, depois transferido para Paris, onde corajosamente concedeu vistos para o Brasil a vários judeus e perseguidos, durante a Segunda Guerra. Sua importância foi tal que em 2003 lhe foi conferido o título «Justo entre as nações» doMuseu do Holocausto, em Israel. Conhecer a história de Souza Dantas, neste momento eleitoral brasileiro em que o fascismo e o nazismo rondam, é quase um presente da ACRJ.

Macaque in the trees
Os "cavaleiros e damas da Távola Oval do Catito" (Foto: José Peres)

1 - Os “cavaleiros e damas da Távola Oval do Catito”: Lucy e Luiz Carlos Barreto, Márcia Cintra e Joel Korn, Heloisa Magalhães e George Vidor (em pé, com Catito e Renato Maurício do Prado) e o casal embaixador Adhemar Bahadian... 2 - Príncipe Francisco de Orléans e Bragança e Cláudia Tavares... 3 - Wil Rondó e Patrícia Secco... 4 - Camila Carvalho e Thomaz Naves, Renata Granchi, Waltinho Guimarães, Angela Costa, Tereza Macedo, Sid Chreem e Carol Guarino... 5 - Luiz Alfredo e Guadalupe Salomão... 6 - Cadu Mader, a atriz Ariane Rocha e Antonio Bento Ferraz, filho do ator Buza Ferraz saudoso... 7 - Chica Granchi e Catito Peres... 8 - Vera Bocayuva e Luiz Alfredo Salomão... 9 - Antonio Carlos de Mello Affonso... 10 - Catito Peres, Renato Maurício do Prado, Gilberto Menezes Côrtes, Toninho Nascimento...

***Com João Francisco Werneck

José Peres - Os "cavaleiros e damas da Távola Oval do Catito"