ASSINE
search button

Bolsonaro: por que calou? Calou por quê?

Divulgação -
Nathalia Timberg e os 1001 looks de Iris Apfel que a atriz reviverá no Maison de France
Compartilhar

Uma coisa que aprendi é que a primeira versão do fato é sempre a mais próxima da realidade. Depois vêm os penduricalhos e a inversão da verdade. No caso de Bolsonaro, não estou especulando sobre mentiras, pois, de afirmações seguidas de desmentidos, a campanha do candidato está cheia. O que causou espécie foi, após um mês da facada, sempre com boas notícias sobre a recuperação, o presidenciável não poder ser transportado em automóvel de casa até o estúdio da Rede Globo. Sua ausência no debate ontem pegou mal, pois a voz firme que exibe nos vídeos demonstra suas perfeitas condições para responder perguntas. Está também em boas condições mentais, conforme seus twitters, em que se expressa com desenvoltura, exibindo rico vocabulário, contrastando com sua dificuldade habitual quando fala.Por isso, a pergunta: e aí, Bolsonaro, por que calou? Calou por quê?

Democracia, eu quero uma pra viver

Lembrando que Bolsonaro não é o favorito do 2º turno, o professor de Ciências Políticas da UnB, Luiz Felipe Miguel, prevê que ele chegará a 40% de intenções antes do domingo. Miguel atribui ocrescimento “ao abandono dos outros candidatos da direita por seus operadores e apoiadores políticos, algo que começou de forma envergonhada e agora é aberto.”Analisa que a direita, que não queria ser identificada com o fascismo, agora abre mão dessas “veleidades democráticas”. O exemplo seria o discurso dos “dois extremos”, para ele “uma desculpa pró forma e sem convicção.” Suaconclusão é dura de dizer, pior de escutar:“Se faltava prova, não falta mais: não há direita democrática no Brasil. Cabe à esquerda a missão de, sozinha, defender a democracia.”

Pano rápido

Essa eleição é curiosa: não deixam o Lula falar, senão o PT ganha; e não deixam o Bolsonaro falar, senão ele perde.

-------

-------

“MUITO MAIS É MAIS”

No tempo em que se embonecar era todo dia e vestir com descontração era relaxamento, conheci grandes damas da moda americana como a remanescente Iris Apfel, hoje com 97 anos, e uma das queridinhas da mídia de moda internacional, pelo seu look “over”, um estilo absolutamente pessoal.

Partidária do “more is more” - na verdade do “much more” - contrariando o clichê, “more is less” (mais é menos), seu look exagerado fez dessa decoradora de interiores nova-iorquina uma celebridade. Foi até tema central de uma exposição do Costume Institute, no Metropolitan Museum. Iris é especial, não só no que veste, como também no que diz e faz. Tudo isso levou a diretora Maria Maya a conceber o espetáculo “Através da Iris”, em parceria com o produtor Cacau Hygino, e a atriz Nathalia Timberg, de 90 anos, a aceitar o convite para estrelar. Estreia dia 11, no Teatro Maison de France, onde outra personalidade da moda do mundo já brilhou intensamente: Coco Chanel, vivida pela saudosa Marília Pêra.

Ó TEREZINHA, Ú, Ú!

A expectativa é grande. No dia 17 haverá a pré-estreia, em seis salas de cinema do complexo Kinoplex, do filme sobre Chacrinha. Quem viu, fala maravilhas. E nisso está o dedo de Boni, como supervisor artístico da produção. Amigo do Velho Guerreiro, Boni ajudou também com revelações sobre os bastidores das saídas e dos retornos da Buzina à Globo.

MANGIA QUE TI FA BENE

Os bons tempos de frisson vão retornar à Praça Nossa Senhora da Paz. Na segunda-feira, cumprindo a promessa de ficar pronto em um mês, abre o complexo com dois restaurantes italianos e um terraço-charutaria, no mesmo imóvel onde houve o Hippopotamus. O proprietário é o mesmo dos clássicos da cozinha carioca, Bar Lagoa e Fiorentina, Omar Catito Peres, que pretende repetir nesse novo complexo a qualidade daquelas suas duas outras casas, a informalidade e os preços, tudo de que o Rio gosta. Para decorar os restaurantes Olivetto e Boseggia (o chef é Luciano Boseggia, considerado o melhor chef italiano do país), e por sugestão do próprio Omar, a arquiteta Mariana Debize cobriu as paredes com posters únicos, vindos diretamente de Cinecittá, com os grandes nomes do cinema italiano, como Federico Fellini, Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Monica Bellucci, Vittorio de Sicca e Claudia Cardinale.

RENÉ É 100!

Entrevistado em maio passado aqui na Coluna, o ativista social, líder comunitário e presidente do jornal Voz da Comunidade, René Silva, chegou de NY onde foi homenageado e eleito um dos Cem Jovens Mais Influentes do Mundo. René ficou famoso em 2010, ao transmitir, via twitter, a Ocupação do Complexo do Alemão..

QUANDO A ESPERANÇA VENCE O MEDO

Há 30 anos, em 1988, num mesmo 5 de outubro como hoje, os chilenos disseram “não” à ditadura de Augusto Pinochet, abrindo as portas da democracia ao país, com um plebiscito. Tratava-se de escolher entre o “sim”, que significava estender a ditadura por mais oito anos, e o “não”, que significava haver eleição presidencial um ano depois. Pinochet estava há 15 anos no poder, em meio a enorme desgaste popular por conta dos incontáveis desaparecimentos e mortes de opositores, e de uma censura ferrenha. Naquele dia 5, os chilenos venceram o medo, e os locais de votação lotaram. À noite, diante de jornalistas, na entrada do Palácio de Governo, o comandante da Força Aérea, Fernando Matthei, membro da Junta Militar, reconheceu que o “não” havia vencido por 56%.

OBJETOS DO DESEJO

Uma coleção de lenços, faixas e écharpes de seda pura, com imagens de flores em superclose, as mesmas que serviram de ilustrações do livro “A flor da pele”, da fotógrafa e escritora Martha Scodro - olhem só que ideia boa, com gostinho de objeto do desejo! O lançamento foi quarta-feira, na Casa 402, em Ipanema, com presença de diversos artistas, gente da moda e da literatura.

O ÓDIO É O LIMITE

Esses empresários da direita radical estão pirando. Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi proibido pelo juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, de tentar influenciar os votos de seus funcionários, sob pena de multa de R$ 500 mil. Hang vinha pressionando seus funcionários a votarem em Bolsonaro, com ameaças de “fechar as portas e demitir”, caso um candidato de esquerda vencesse.

Já em São Paulo o Bahamas Club, conhecido prostíbulo, promete entrada grátis “se Bolsonaro for eleito no 1ºturno.” O dono do estabelecimento, Oscar Maroni, é o mesmo que prometeu uma semana de graça se Lula fosse executado na prisão.

------

-------

A IGREJA CATÓLICA põe o dedo em suas próprias chagas. O alto clero está reunido no Vaticano em um sínodo dedicado aos jovens, que vai até o dia 28 do mês. Ontem, foram abordados por diversos bispos os escândalos de agressões sexuais cometidos por membros da Igreja e a necessidade de um diálogo mais livre sobre a sexualidade.

--------

Com João Francisco Werneck