ASSINE
search button

O lançamento do livro de Sylvia Martins foi tudo de bom

Marco Rodrigues -
Lançamento na Livraria Argumento foi um encontro de amigos de todo o sempre, uma festa! Syvia Martins, artista plástica, lançava livro com seu nome, memórias através de seu diário, com imagens, comentários e ilustrações
Compartilhar

Lançamento na Livraria Argumento foi um encontro de amigos de todo o sempre, uma festa! Syvia Martins, artista plástica, lançava livro com seu nome, memórias através de seu diário, com imagens, comentários e ilustrações. Sylvinha fez sua carreira em Nova York, onde teve um romance com Richard Gere, o que a promoveu a celebridade, e foi casada com o armador Constantine Niarchos.

NA VANGUARDA DO RETROCESSO

Voltamos a ser colônia, e a serviço dos grandes capitais. Nenhum país no mundo ousa investir em Usinas de Carvão. Mas é o que faz o Brasil, para desespero das organizações ambientais.

Pressionado pelos interesses de grandes empresários do setor e de investidores estrangeiros, como os chineses, o Governo Federal incluiu as usinas a carvão no leilão de energia A-6, a acontecer no dia 31.

Em sua frágil justificava, o governo sustenta que a previsão é de que as novas usinas a carvão a serem aprovadas este ano funcionem só até 2049 (!).

Há tempos que a produção de energia pela queima de carvão está ultrapassada no mundo, por ser extremamente poluente.

No ano passado, Reino Unido, França, Canadá, Portugal e México e mais 14 países anunciaram uma aliança pelo encerramento, até 2030, de seus programas a carvão.

FROTA PORNÔ

Alexandre Frota, o pornô candidato a deputado federal pelo PSL, postou ontem ameaça violenta contra a vida Guilherme Boulos, candidato à presidência pelo PSol. As críticas na rede foram tão fortes, que Frota tratou de apagar a postagem pouco depois. De nada adiantou. A internet já estava em frenesi, compartilhando loucamente.

Eis o twitter do Frota: “Esse vagabundo, bandido e terrorista é, além de tudo, covarde. Chefe do MTST, que invade fazendas, queima maquinário, mata o gado e agride proprietários, agora está usando advogados para pedir a cabeça do Diego Rox. Eu também vou pedir a sua, Boulos, mas de outra maneira”.

Frota, que se referia ao YouTuber Diego Rox, criticado por Boulos por propagar fake news, precisa se instruir melhor para ser deputado. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST - não invade fazendas. Ocupa imóveis públicos que se encontram vazios.

CARTAS DA FAMA

A mídia britânica está sempre buscando semelhanças de Meghan com a princesa Diana. Ontem, os tabloides fizeram um escarcéu porque descobriram que a duquesa de Sussex aprecia as cartas manuscritas, assim como a princesa Diana, mãe do príncipe Harry. Meghan brincou que sabe até o nome do carteiro real, e que vibra quando ele chega com as respostas às suas correspondências. É sabido que Diana, após o casamento com Charles, sentou-se para responder boa parte das 47 mil cartas de parabéns e os dez mil presentes recebidos. Isso virou até um bom negócio para os destinatários. Em 2017, cartas enviadas a um oficial do Palácio de Buckingham por Diana, em que ela revelava que o príncipe Harry estava em “constante apuros no internato”, foram leiloadas por milhares de dólares.

CASA DA MORTE

Foi expedida ontem, pelo Ministério Público Federal, recomendação ao prefeito de Petrópolis para que haja maior rapidez no tombamento dos imóveis na Rua Arthur Barbosa, Caxambu, também chamados de Casa da Morte. Lá foi um dos centros clandestinos utilizados durante a Ditadura Militar de 1964 para a prática de detenção ilegal e arbitrária e tortura. O objetivo é transformá-la em Centro de Memória e Verdade, para que não se repitam os erros do passado. Para a procuradora da República Monique Cheker, “o tombamento é, atualmente, o único instrumento viável, até eventual desapropriação, que conseguirá atingir o objetivo de preservação da memória dos locais importantes à história brasileira, e cumprir, integralmente, o determinado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos”.

SE BEBER NÃO DIRIJA

A Cervejaria Ambev e a UFRJ têm planos de mudar o rumo da cultura cervejeira no Brasil. Esta semana, a Ambev inaugura o Centro de Inovação e Tecnologia, no Parque Tecnológico da UFRJ. O investimento é de R$ 180 milhões, ocupando área de mais de 15 mil² e contando equipe de 80 pessoas. Com dez mestres-cervejeiros. A ideia é criar inovações a serem aplicadas n mercado, envolvendo cervejas, embalagens e rótulos.

PROFESSORA ONU

A ONU, no Brasil, abriu inscrições para um concurso de redação e artes visuais para estudantes dos ensinos médio e fundamental com o tema “Que mundo queremos nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos?”.

A proposta é fazer com que os participantes expressem sua interpretação própria sobre os Direitos Humanos e se aprofundem no tema, em obras que poderão servir de material à Celebração pelos 70 anos da ONU. Boa ideia! Podia fazer outro concurso com a mídia brasileira e os diplomatas do Itamaraty para que se informem melhor sobre a ONU, os Direitos Humanos e seus Tratados assinados pelo Brasil.

O CRIME NÃO COMPENSOU

Os irmãos Senna tiveram importante vitória na Justiça do Rio de Janeiro em seu processo contra a ex-cunhada, Adriana Almeida, e Renata Senna. Não, não se trata da família Ayrton Senna. Falo dos irmãos de René Senna e de seu litígio com a “viúva da megasena” e sua filha.Os desembargadores do TJ- RJ negaram na última quinta-feira o recurso das duas contra a anulação do último testamento feito por René antes de ser assassinado em 2007, e que as contemplava. Os irmãos de René, originalmente excluídos da partilha milionária, vão ficar com o que restou da bolada.

---------

DA SÉRIE “Brasil na marcha à ré”. A pastora luterana Lusmarina Garcia tem sofrido sérias ameaças de morte por militar em defesa da vida e dos direitos da mulher. Somos o 5º no ranking da ONU de violências contra mulheres, vergonha! Antes de uma providência efetiva do poder público, o Centro de Articulação das Populações Marginalizadas se posicionou ontem com enérgica nota de apoio a Lusmarina.

-------

Com João Francisco Werneck

Tags:

caderno b