ASSINE
search button

Vasco está praticamente salvo

Compartilhar

Após quatro jogos sem vitória (duas derrotas e dois empates), o Vasco, enfim, voltou a vencer, derrotando o São Paulo, por 2 a 0, em São Januário. Somou assim três pontos importantíssimos na luta contra o rebaixamento. Com quatro de vantagem sobre o Sport, o primeiro do Z-4, os cruz-maltinos poderão se salvar com apenas mais um ponto, desde que os pernambucanos e o América Mineiro não vençam os dois jogos que lhes restam – o que, convenhamos, a esta altura parece bem improvável.

A vitória do Ceará sobre o Paraná também pode ser vista, na Colina, como um resultado positivo, apesar de o time dirigido por Lisca ter a mesma pontuação do Vasco. Ambos estão agora com 42 pontos, mas os cariocas levam vantagem nos critérios de desempate. Vasco e Ceará se enfrentam na última rodada, no Castelão, e o empate pode ser conveniente e suficiente para salvar os dois.

Fazendo contas semelhantes está o Fluminense, que perdeu ontem do Bahia, em Salvador, e parou também nos 42 pontos. Mas como tem mais vitórias, ainda se mantém à frente de Vasco e Ceará. Pelo andar da carruagem, acho que, ao final do campeonato, os três, como na velha brincadeira, poderão constatar, aliviados, que “entre mortos e feridos, salvaram-se todos”.

E agora, Dorival?

A atuação do Flamengo contra o Grêmio, na última quarta-feira, foi uma das melhores do ano. A vitória foi por 2 a 0, com o último gol sendo marcado já nos acréscimos, mas pelo que o time rubro-negro produziu em campo o placar poderia ter sido mais elástico, pois inúmeras boas oportunidades foram criadas – coisa rara para o rubro-negro, que desde os tempos de Maurício Barbieri, sempre teve muita posse de bola, mas poucas oportunidades claras para balançar a rede.

Contribuiu muito para essa significativa melhora a ótima atuação de Diego, que relembrou até aquele jogador criativo e insinuante que surgiu no Santos, há dezesseis anos. Não exagerou nos rodopios inúteis, tampouco cavou faltas em detrimento de dar continuidade às jogadas e até arriscou bons chutes a gol, de fora da área. Tal desempenho acabou premiado com o segundo gol, que selou o importante triunfo do Fla, garantindo a vaga direta na Libertadores do ano que vem.

Diante disso, aposto que Dorival Júnior terá dores de cabeça para escalar a equipe para o próximo compromisso, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, quando vencer, uma vez mais, será a única opção para continuar sonhando com o título – desde que o Vasco não perca para o Palmeiras.

Pelo que vinha se desenhando nas últimas rodadas, Diego passara a ser reserva de Lucas Paquetá. Não custa lembrar que só começou como titular, contra o Grêmio, porque o companheiro foi (infantilmente) expulso na partida anterior, contra o Sport. E agora?

Se o treinador mantiver o critério de meritocracia, ou seja, joga quem estiver melhor, Diego deverá ser mantido. Desde que foi vendido, Paquetá vem caindo de produção jogo a jogo e, ao menos na quarta-feira passada, o time não sentiu a menor falta dele. Muito pelo contrário.

Existe, claro, a opção de voltar à formula antiga, com Lucas Paquetá de segundo volante, saindo Willian Arão. Mas, entendo, seria também uma injustiça, já que o volante, que teve uma temporada extremamente irregular, ao final do ano voltou a jogar bem e ajudou a ajeitar o meio-campo.

Faltando apenas dois jogos antes da viagem para se apresentar ao Milan, não me surpreenderei se o jogador que vinha sendo o melhor do elenco, até a venda absurda e fora de hora, acabar se despedindo no banco de reservas. Ele pode (e deve) até entrar no decorrer das derradeiras partidas. Mas, salvo alguma inesperada atuação apoteótica, sua despedida deverá ser discreta. Porque seu corpo ainda está aqui, mas, pelo que (não) tem demonstrado em campo, sua cabeça já viajou para a Itália faz tempo.

Paciência

A torcida precisa ter mais paciência com Vitinho. Ele tem errado muito, é verdade, mas é o atacante que mais busca o gol e tem potencial de sobra para se tornar um dos melhores da equipe rubro-negra. Aposto que no ano que vem começará a mostrar o futebol que o consagrou no Botafogo. Em tempo: com a saída de Paquetá, o Flamengo só pode pensar em não renovar com Diego se já tiver outro armador de ponta acertado.

Hora de aplaudir

A sonhada vaga na Libertadores não veio, apesar da bela arrancada final, mas o Botafogo vai encerrando sua participação no Campeonato Brasileiro com uma campanha que, diante das circunstâncias, se torna digna de elogios. O elenco é limitadíssimo, o clube tem dificuldade de manter os salários em dia e esperar mais do Glorioso seria pedir muito. Parabéns ao técnico Zé Ricardo, que foi capaz de tornar competitivo um time com inúmeras deficiências.

Copa América dos Pastores

Será realizada, de amanhã a domingo, em Porto Alegre, a mais importante competição de cães pastores alemães do continente: a Sieger Coapa, que reunirá os melhores representantes da raça do Brasil, da Argentina, do Chile, do Uruguai e do México. Viajo hoje para lá (tenho dois cães na exposição) e, por conta disso, me ausentarei daqui até terça-feira que vem. Na volta, comento a rodada do final de semana do Brasileiro e conto um pouco do que aconteceu por lá, nesta autêntica Copa América dos pastores.