ASSINE
search button

Ar condicionado e saúde

Compartilhar

Sabe qual é o sistema que traz a qualidade do ar? É aquele executado conforme as normas brasileiras e legislação vigente, definitivamente não são com aparelhos domésticos.

Acompanhamos na última semana uma série de notícias sobre estudos científicos que comprovariam a contaminação pelo ar nos ambientes condicionados. No domingo uma matéria mais extensa e detalhada foi apresentada na TV. O que importa é que a população consiga entender o que fazer para não colocar em risco a própria saúde e a saúde de quem compartilha os mesmos ambientes.

O Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração, que representa 11 entidades do setor, realizou uma live para esclarecer os fatos e apresentar os caminhos. Os maiores especialistas do Brasil esclareceram pontos de extrema relevância, dentre eles, que hospitais de campanha devem ser construídos com sistemas de ar condicionado que não coloquem em risco a vida dos profissionais de saúde - a renovação do ar dos ambientes captando ar externo, filtrando com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), é indispensável.

Nada será como antes, seremos mais informados e consequentemente mais responsáveis com a qualidade do ar nos ambientes internos. O responsável pelo sistema de ar condicionado de uma grande rede de lojas, com mais de 500 lojas no Brasil, preocupado com a necessidade de limpeza de dutos de ar, ficou sabendo nesta live que poderia economizar bastante dinheiro mantendo sistemas de filtragem adequados e manutenção preventiva, assim os dutos não ficariam sujos e consequentemente não haveria necessidade de limpeza.

Outro ponto que chamou muito atenção foi a visão de alguns segmentos de que os seus sistemas de ar condicionado não colocariam em risco a saúde dos ocupantes, fato que não procede na íntegra.

Vamos ao legado. Por força de uma grave pandemia, teremos que corrigir os sistemas de ar condicionado e implementar medidas de manutenção rigorosas para manutenção da qualidade do ar interior.

Representei a ACRJ com uma questão que abala o mercado e traz às empresas mais um risco neste momento, o de ser acionada no Ministério do Trabalho por um colaborador que tenha contraído o Covid-19 em suas instalações. Trata-se da MP927 de 22 de março de 2020 que teve trechos afastados pelo STF. Será elaborada uma orientação para mitigar estes riscos e preservar ocupantes de ambientes de uso público ou uso comum, inclusive de transportes públicos como ônibus e metrôs.

Diz um ditado que, "se não aprendemos pelo amor, aprendemos pela dor”. E esse aprendizado está trazendo muitas dores, mas com certeza vai acelerar a evolução em nossas cidades.

Ainda fica pendente a sanitização dos espaços públicos. Esta ação deve se tornar uma constante em áreas de grande circulação de pessoas, principalmente em portos, aeroportos, shoppings, supermercados e nos circuitos turísticos, dentre outros.

Quer saber mais como é realizada a sanitização/descontaminação de espaços públicos? Gosta do assunto e quer sugerir algum tema? Envie um e-mail para [email protected]