ASSINE
search button

'Nuvem de cogumelo' chocante surge sobre lago húngaro

Compartilhar

Uma nuvem gigantesca, muito parecida com uma nuvem de cogumelo ocasionada pela explosão de uma bomba atômica, surgiu sobre o lago Balaton, no vilarejo húngaro de Alsoors, na sexta-feira (16).

O fenômeno, conhecido como microexplosão (microburst, em inglês), é uma coluna de ar descendente e divergente com ventos em linha reta. A parte da nuvem sobre o lago está misturada com uma forte chuva localizada, que provoca um impressionante arco-íris na superfície da água.

"Havia pessoas nadando no lago neste momento. As nuvens eram espetaculares. Eu nunca vi uma coisa assim antes", disse a cineasta Alexandra Gregor, em entrevista ao jornal britânico Evening Standard.

Espetacular e absoluta microexplosão molhada sobre o lago Balaton, na Hungria, em 17 de agosto.

Essas correntes de ar podem ser uma catástrofe para aeronaves passando através delas. Habitualmente, duram apenas alguns segundos ou minutos.

Microexplosão sobre o lago Balaton, na Hungria, vista de Alsoors

Uma nuvem nuclear em forma de cogumelo, também chamada de cogumelo nuclear, tipicamente surge depois de uma explosão nuclear ou termonuclear. No entanto, a forma de cogumelo não é a marca da explosão nuclear. O "cogumelo" também pode se formar de outras explosões na ausência de vento e de outros fatores que podem prevenir a formação da nuvem desse tipo.

Tags:

Cogumelo | Lago | nuvem