ASSINE
search button

Sarcófago dourado do rei Tutancâmon é exibido pela 1ª vez no Egito fora do túmulo

Compartilhar

O sarcófago do rei Tutancâmon foi fotografado fora da tumba pela primeira vez desde a sua descoberta em 1922.

O ataúde banhado a ouro do jovem rei do Egito, que alguns acreditam ser amaldiçoado, está sendo restaurado com urgência junto com milhares de outros artefatos para uma nova exibição do museu.

Arqueólogos se apressam a reparar o sarcófago danificado, que está muito frágil e abrindo fendas.

"Análises preliminares da parte exterior do ataúde, realizadas dentro da tumba, revelaram que a peça está muito frágil", escreveu em comunicado o Ministério de Antiguidades do Egito.

"O sarcófago desenvolveu também rachaduras nas camadas douradas de gesso, especialmente na tampa e na base. Agora é necessário realizar uma intervenção imediata para restaurar o sarcófago em um ambiente adequado", revela The Sun.

É a primeira vez desde sua descoberta que o ataúde dourado do rei Tutancâmon está sendo reparado por arqueólogos.

A fantástica descoberta da tumba do faraó da 18ª dinastia no Vale dos Reis, em Luxor, foi feita em 1922. Até àquela época, a tumba com cerca de 5.000 artefatos permaneceu intacta.

Muitas pessoas acreditam que os restos mortais de Tutancâmon são amaldiçoados, sendo que a abertura do sarcófago foi seguida por uma série de mortes de pessoas que estiveram envolvidas na descoberta.

Arqueólogos, e mesmo familiares deles, morreram vítimas de doenças horríveis ou em acidentes muito estranhos, algumas pessoas dizem que estas mortes não foram simplesmente uma coincidência.

O sarcófago do faraó Tutancâmon e a coleção de tesouros da tumba deverão ser as peças centrais do novo Grande Museu Egípcio (GEM), que deverá abrir suas portas no próximo ano perto da Pirâmide de Gizé