ASSINE
search button

Instagram testa mudanças e é acusado de manipulação por Carlos Bolsonaro

Empresa quer 'barrar o crescimento dos que pensam de forma independente'

Sérgio Lima/AFP -
Carlos Bolsonaro
Compartilhar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Instagram passou a testar uma nova funcionalidade nesta quarta-feira (17), que esconde o número de curtidas de cada foto na rede social. Somente o proprietário da conta é que poderá ver as estatísticas.

A iniciativa, segundo a empresa, é uma estratégia de combate ao bullying e a competitividade gerada pelas métricas na rede social.

"Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem. Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram", afirma o grupo em comunicado.

Macaque in the trees
Carlos Bolsonaro (Foto: Sérgio Lima/AFP)

A medida vem na esteira de uma discussão global sobre vício em redes sociais e smartphones, que tem pressionado desenvolvedores a apresentarem soluções ao problema. O Instagram já havia testado a função em maio deste ano, no Canadá.

Pelo Twitter, o vereador carioca Carlos Bolsonaro, considerado mentor das redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (PSL), seu pai, criticou a medida e disse que a empresa tem o intuito de "barrar o crescimento dos que pensam de forma independente".

Bolsonaro ainda afirmou que o Instagram, ao usar o combate ao bullying como justificativa para a medida, segue a "cartilha ideológica progressista" e tenta manipular informação.

A assessoria da rede reforçou as informações do comunicado e não quis comentar diretamente as declarações.