ASSINE
search button

Grandes cidades do mundo enfrentarão condições climáticas "desconhecidas" até 2050

Compartilhar

KUALA LUMPUR (Thomson Reuters Foundation) - Um quinto das grandes cidades do mundo enfrentará condições climáticas "desconhecidas" até 2050, disseram pesquisadores nesta quarta-feira, já que as temperaturas em elevação aumentam os riscos de secas e inundações.

Cientistas de clima do Crowther Lab, grupo de pesquisa da ETH Zurich, uma universidade de ciência e tecnologia, analisaram 520 cidades de todo o globo, incluindo todas as capitais e a maioria dos centros urbanos com uma população de mais de 1 milhão de habitantes.

Considerando as condições climáticas atuais destas cidades --inclusive dados sazonais e de precipitação--, os cientistas projetaram o que acontecerá se as temperaturas subirem outro meio grau, aproximando-se do piso da meta de 1,5º Celsius estabelecida no Acordo de Paris de 2015 sobre a mudança climática.

O relatório mostrou que 22% das cidades terão condições climáticas inéditas até 2050, como estações de seca e de monções mais intensas, disse Jean Francis-Bastin, seu principal autor.

"É uma mudança de condições climáticas que provavelmente aumentará o risco de inundações e secas extremas", explicou ele à Thomson Reuters Foundation. "São condições desconhecidas."

Quase 70% da população mundial deve estar morando em áreas urbanas até 2050, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Mas muitas cidades, especialmente em nações mais pobres, enfrentam desafios consideráveis, como populações grandes e crescentes em favelas que carecem de serviços básicos e correm um risco cada vez maior de desastres climáticos.

Conforme o Acordo de Paris, que foi ratificado por mais de 200 países, governos prometeram manter o aquecimento global "bem abaixo" dos 2ºC acima dos tempos pré-industriais e buscar um limite menor de 1,5ºC.

Limitar a elevação das temperaturas globais a 1,5ºC evitaria perdas econômicas de 12 trilhões de dólares até 2050, ainda de acordo com a ONU.

Cientistas do Crowther Lab disseram que o estudo, publicado no periódico científico PLOS ONE, foi a primeira análise global das alterações prováveis nas condições climáticas de grandes cidades resultantes do aquecimento global.

O estudo revelou que 77% das cidades que analisou testemunharão uma mudança notável nas condições climáticas até 2050.

Cidades de regiões tropicais, que provavelmente sofrerão os impactos mais fortes da mudança climática, terão alteraç