Jornal do Brasil

Ciência e Tecnologia

Festival junta cientistas e população no bar para bate-papo sobre ciência

Jornal do Brasil

O festival Pint of Science, criado na Inglaterra em 2012, encontrou terreno fértil para crescer no Brasil. Neste ano, serão 85 cidades, de norte a sul do país, onde a ciência será o assunto na mesa de bar.
O evento acontece de segunda (20) a quarta (22) e a programação completa pode ser encontrada no site da iniciativa: pintofscience.com.br.
Só em São Paulo, 13 estabelecimentos participarão do festival. Quarta-feira (22), no Armazém 77, na zona leste da capital, a mistura contará com uma feira itinerante de ciências e discussões sobre patrimônio cultural e urbanização.
Em Campos dos Goytacazes (RJ), no mesmo dia acontecerá uma discussão sobre poluição do ar e seus efeitos na saúde, no Antônio Bar & Restaurante.
No Mr. Hoppy (Rui Barbosa), em Recife, uma das palestras de terça (21) foi intitulada assim: "Meu corpo, minhas regras: o que podemos aprender com a vida sexual das pererecas". E o outro assunto do dia: "Microfósseis: quando tamanho não é documento".
Ciência cidadã será um dos temas do Pint of Science em Brasília, na quarta (22), no London Street Pub.
Uma conversa sobre a necessidade de ser ou parecer atraente acontecerá em Marabá, no Pará. E o papo promete ir longe, já que a atratividade tem componentes e consequências psíquicas, biológicas, sociais e até mesmo profissionais.
Já em Curitiba, haverá uma conversa sobre como a evolução da inteligência artificial e se devemos ou não ter medo dela, na cervejaria Bodebrown, na segunda (20).
Participarão da edição deste ano do festival jornalistas da Folha de S.Paulo, em três sessões na capital paulistana.
Na terça (21), Gabriel Alves, do blog Cadê a Cura?, participará da discussão sobre a importância da multidisciplinaridade na oncologia e no jornalismo, no bar Galeria 540, em Pinheiros.
Reinaldo José Lopes, colunista do jornal e autor do blog Darwin e Deus, falará na quarta (22) sobre a ciência por trás da obra de J. R. R. Tolkien, que criou o mundo e, especialmente, as línguas de "O Senhor dos Anéis", na Taverna Medieval, na Vila Clementino.
Sabine Righetti, do blog Abecedário, participará da discussão sobre mulheres na ciência, também na quarta (22), na cervejaria Zuraffa, em Pinheiros.
Para a organização do festival, o momento é de valorizar a área científica: "O Pint of Science foi criado [...] para celebrar a perseverança, a garra, a criatividade dos nossos cientistas, que, com esse jeitinho tão brasileiro, conseguem fazer ciência mesmo com poucos recursos, poucos insumos, impostos muitas vezes proibitivos e burocracia morosa. Trazer a conversa para o bar era o nosso momento, como cientistas, de mostrar à população e também aos colegas de outras áreas o que afinal estamos fazendo dentro das universidades e dos centros de pesquisa", diz trecho do manifesto que será lido no evento.