Com a chegada da época de chuvas, os moradores ddevem ficar atentos aos alertas emitidos pela Defesa Civil. Mas, você sabe qual é a diferença entre estágios de alerta, atenção, crise ou vigilância?
Saiba o significado dos estágios emitidos pelo governo, de acordo com o nível pluviométrico. No Rio, por exemplo, a notificação é envida à população via SMS para todo o Estado.
Confira os quatro estágios de alerta emitidos pela Defesa Civil :
- Vigilância: o nível de Vigilância é aquele de mais tranquilidade nos níveis pluviométricos e acontece quando não existem ocorrências de chuvas ou quando a chuva é fraca. O nível de água fica normal. Em casos de dias sem chuva, a umidade fica mais baixa.
- Atenção: ele é emitido quando existe a previsão de chuvas moderadas a fortes, deixando as equipes da Defesa Civil de prontidão. Também pode ocorrer alagamentos e deslizamentos isolados e transtornos que provoquem reflexos na mobilidade urbana.
- Alerta: se o nível pluviométrico aumentar, registrando chuvas intensas e subida do nível dos rios dos municípios, a Defesa Civil emite o estágio de Alerta. Este nível faz com que a Defesa Civil informe agentes de saúde e líderes comunitários para a necessidade de preparar a população e sinalizar que evitem permanecer em locais de risco. Esse estágio pode ocasionar múltiplos alagamentos e deslizamentos, e transtornos generalizados em uma ou mais regiões da cidade. A orientação é não sair de casa ou do local seguro que você se encontra.
- Alerta Máximo ou também conhecido como 'crise': ocorre quando existe a continuidade das chuvas e a chegada a 80% do nível de transbordamento dos rios, a cidade em questão passa ao estágio de Alerta Máximo. Nesses casos, a população em áreas de risco é retirada e levada para abrigos destacados pelo poder municipal ou para casa de parentes.