ASSINE
search button

Dezenas de animais mumificados são encontrados em antigo túmulo no Egito

Compartilhar

No Egito são mostrados artefatos e múmias de um túmulo recentemente escavado que pertence ao período do Reino Ptolemaico (século IV-I a.C.), que existiu até que os romanos conquistaram o Antigo Egito em 30 a.C.

Pesquisadores encontraram mais de 50 ratos, gatos e falcões mumificados em um túmulo antigo perfeitamente preservado do início do período do Reino Ptolemaico na cidade de Sohag, situada no deserto a cerca de 390 km ao sul do Cairo e caracterizada pelas autoridades como "um dos lugares historicamente mais ricos do Egito".

Junto com as múmias de animais e aves podem ser vistas as múmias de uma mulher, com idade entre 35 e 50 anos, e de um menino, de 12-14 anos de idade, colocados fora do local de sepultamento raso que data do período anterior à conquista romana em 30 a.C.

Tumba ptolemaica encontrada em Sohag no Egito

"É uma das descobertas mais excitantes de sempre na área", disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, citado pela mídia local.

Wazari continuou especificando que o túmulo, que se acredita ter sido construído para um alto funcionário chamado Tutu e sua esposa e é um dos vários descobertos na área no outono passado, foi achado quando as autoridades encontraram contrabandistas escavando ilegalmente para obter artefatos históricos.

As paredes do túmulo apresentam imagens notáveis de procissões fúnebres e do proprietário trabalhando nos campos, bem como inscrições hieroglíficas da genealogia do seu parentesco. Várias outras imagens artísticas retratam cenas de Tutu "dando e recebendo presentes diante de diferentes deuses e deusas".