
Tchau, verão! Aqueles que não gostam das altas temperaturas já podem comemorar: a partir das 18h58min desta quarta-feira (20) chega o Outono - que segue até o dia 21 de junho, às 12h54- em todo o território nacional.
A nova estação vem com a expectativa de amenizar o calorão de um verão de altas temperaturas e de muita chuva no país, de acordo com informações do CPTEC-INPE. O outono deverá sofrer influência moderada do El Niño em algumas regiões do país, de acordo com a previsão.

Ainda segundo o instituto, o outono é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Nesse período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em contraste com a grande incidência de precipitação no Norte e Nordeste e a chegada de massas de ar frio vindas do sul.
"a estação tem como característica uma maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul. Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm", informa.

Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste
As temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que terão uma variação entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC.
Região Norte e Nordeste
As temperaturas são mais homogêneas onde a mínima irá variar em torno de 22ºC, e a máxima entre 30ºC e 32ºC.