ASSINE
search button

Astrônomos revelam nova teoria sobre misterioso Oumuamua

O objeto espacial interestrelar pode ser definido como um cometa com propriedades estranhas

AFP PHOTO / EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY / M. Kornmesser -
Imagem mostra o primeiro objeto interestelar descoberto no Sistema Solar, Oumuamua
Compartilhar

O objeto espacial interestrelar pode ser definido como um cometa com propriedades estranhas e não uma nave espacial alienígena, como foi sugerido anteriormente.

O Oumuamua viajou no espaço durante milhões de anos e é o primeiro grande corpo celeste de clara origem interstelar a chegar ao Sistema Solar.

Macaque in the trees
Imagem mostra o primeiro objeto interestelar descoberto no Sistema Solar, Oumuamua (Foto: AFP PHOTO / EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY / M. Kornmesser)

Pelo comportamento de Oumuamua, as teorias sobre sua origem incluem todas as hipóteses, desde ser um fragmento planetário até uma nave espacial. Por sua pequena aceleração, mas persistente – que não pode se explicar simplesmente pela atração gravitacional do Sol – houve uma série de reclassificações e revisões das teorias: foi classificado como um cometa, logo como um asteroide e, finalmente, como um objeto interestelar, publicou o SciTechDaily.

Três cientistas (Darryl Seligman, o primeiro autor de um estudo sobre a investigação publicada na revista Astrophysical Journal Letters, Gregory Laughlin, professor de astronomia da Universidade Yale, e Konstantin Batygin, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia) disseram que o motivo da aceleração do Oumuamua é bastante prosaico: a ventilação do gás aquecido pelo Sol.

Trata-se do processo de "desgaseificação" que acontece regularmente com os cometas, revelaram os autores do estudo. Quando um cometa se aproxima do Sol e aquece, o seu gelo irrompe num jato. O rastro (ou cauda) do cometa se forma quando as partículas de pó são apanhadas no jato e refletem a luz solar.

Entretanto, Oumuamua não mostra vestígios nem de cauda, nem apresenta o movimento giratório revelador, provocado pelo jato de gás.

Isso significa que, em vez de girar como um típico cometa, o Oumuamua oscila de um lado para o outro como um pêndulo, acrescentou Laughlin.

O Oumuamua já passou além da órbita de Saturno, levará mais de 10.000 anos a sair do Sistema Solar por completo.

No entanto, os investigadores disseram que sua descoberta sugere que quase todas as estrelas na galáxia podem expulsar tais objetos durante o processo de formação dos planetas. Se isso for verdade, uma nova geração de telescópios como o Large Synoptic Survey Telescope no Chile pode ajudar os cientistas a saber mais sobre esses objetos.

Tags:

espaço | Universo