ASSINE
search button

Avião híbrido único levanta 1º voo na Rússia

Compartilhar

Um avião russo único realizou voo pela primeira vez. Trata-se do Tu-214LMK, cuja aparência se assemelha a um híbrido incomum de um bombardeiro estratégico Tu-160 e um avião comercial Tu-214.

De acordo com o blog militar russo BMPD, é um avião-laboratório que fez seu primeiro voo na cidade russa de Kazan. Servirá para testar um novo complexo de radar para o avião Tu-160M2 e, no futuro, para o PAK DA, afirmam os representantes da empresa fabricante Tupolev.

Para atingir esse objetivo, os construtores da fábrica de aviões Gorbunov, que se encontra em Kazan, tomaram como base o avião de passageiros Tu-214 construído em 2003 da companhia aérea Dalavia, que faliu. Posteriormente, eles adicionaram à aeronave um nariz longo e afiado, como o de um superbombardeiro. Este é o lugar onde o complexo do radar está oculto.
Além disso, outros equipamentos experimentais também foram testados durante o primeiro voo do novo avião.

O bombardeiro estratégico russo Tu-160 é considerado o maior e mais poderoso avião supersônico na história da aviação militar, bem como a aeronave militar mais pesada. O Tu-160 está em serviço desde 1987, e foi usado pela primeira vez em condições de combate na Síria em 2015.

Tags:

avião | R?ssia