Jornal do Brasil

Ciência e Tecnologia

Fim de semana trará cometa e bolas de fogo verdes para perto da Terra

Em 16 de dezembro, o Cometa 46P / Wirtanen será visível a olho nu.

Jornal do Brasil

Já neste fim de semana, a humanidade terá rara oportunidade de observar um fenômeno espacial histórico mesmo sem usar binóculo ou telescópio, relata a Nasa.

A Nasa anunciou que nesta semana o Cometa 46P / Wirtanen se aproximará da Terra a uma distância de sete milhões de milhas (11,2 milhões de quilômetros) e poderá ser visto a olho nu como uma luz verde "fantástica" na constelação de Touro.

Macaque in the trees
Cometa (Foto: CC0 / Kees Scherer)

Os astrônomos catalogaram este fenômeno espacial como um "bônus" adicional à chuva de meteoros Geminídeos, que iluminam o céu no fim de cada ano. Especialistas especificaram que seu ponto mais visível ocorrerá na noite de 16 de dezembro. Além disso, meteoros verdes serão visíveis e parecerão bolas de fogo verdes no céu.

 

No entanto, aqueles que não puderem apreciar o show de luzes no dia 16, poderão observá-lo durante todo o mês com binóculo ou pequeno telescópio.

Embora o Comet 46P / Wirtanen seja pequeno, sua proximidade histórica poderia alcançar um brilho de dimensões semelhantes à Lua Cheia. Ele também está entre os 10 cometas mais próximos da era espacial.

Alerta astronômico. Em 16 de dezembro, o Cometa 46P / Wirtanen será visível a olho nu. E durante todo o mês é possível observá-lo com a ajuda de binóculos ou pequenos telescópios.