ASSINE
search button

Por que Rússia precisa de base na Lua?

CC0 -
Lua
Compartilhar

A construção de uma base russa na Lua, único satélite natural da Terra, agora perece utópica, mas é necessária para reunir naves espaciais pesadas que voarão para Marte, comunicou à Sputnik o chefe do Instituto de Geoquímica e Química Analítica da Academia de Ciências da Rússia, Yuri Kostitsin.

Anteriormente, surgiram notícias de que a Rússia planeja instalar na Lua uma base completa entre 2036 e 2040.

Macaque in the trees
Lua (Foto: CC0)

A base deverá conter módulos capazes de proteger cosmonautas da radiação e de disponibilizar todo o necessário para vida, centros de monitoramento espacial da Terra, instalações de abastecimento energético e de comunicação, postos para reciclagem e para utilização de substâncias lunares e recursos naturais e postos para desenvolvimento de novos equipamentos e tecnologias espaciais. Um observatório astronômico deverá rodear a base.

"Agora, apesar do prazo concreto do programa espacial federal sobre a construção de base na Lua, esta questão parece mais do que utópica. Mas uma base na Lua em caso de colonização bem-sucedida é necessária para nós. Seria possível reunir espaçonaves pesadas para voos a Marte e a estações orbitais, sendo mais real realizar reunião na Lua por causa da menor gravidade em comparação com a gravidade da Terra", comentou Kostitsin.