ASSINE
search button

OPAS defende vacinação contra polio como prioridade

Compartilhar

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) defendeu nesta quinta-feira, na Guatemala, priorizar os programas de vacinação e vigilância contra a polio, doença erradicada do continente em 1994.

O organismo convocou "todos os países [da região] a manter todas as doenças preveníveis sob vacinação, e no caso particular da polio, como uma prioridade", disse à AFP o mexicano Cuauhtémoc Ruiz-Matus, chefe da Unidade de Imunização Integral da Família da OPAS.

Especialistas em saúde pública de 22 países do continente se reuniram na capital guatemalteca durante três dias para dar prosseguimento às medidas para manter a região livre da polio e promover a erradicação mundial da doença.

Ruiz-Matus assinalou que a atenção à polio deve continuar "como uma prioridade política em todos os níveis" para se evitar casos importados.

"O programa de imunização que se tem na América sempre foi um programa líder, e precisa ser mantido como prioridade política", concluiu.

A poliomielite é uma doença infeciosa aguda ocasionada por um vírus e que afeta principalmente as crianças, comprometendo no sistema nervoso as células encarregadas do controle muscular.

hma/mas/lr

Tags:

Guatemala | olp | Sa?de