Jornal do Brasil

Ciência e Tecnologia

Estrutura gasosa em forma de 'rosquinha' é descoberta em torno de buraco negro

Jornal do Brasil

Segundo novo estudo astrofísico, o gás que se concentra em torno dos buracos negros supermaciços tem uma estrutura mais complexa do que se pensava.

Quase todas as galáxias possuem um buraco negro supermaciço que superam em milhões, ou até bilhões, de vezes o peso do Sol, além de ativamente devorarem matérias. Através do estudo, foi possível observar que a matéria, ao invés de cair diretamente no buraco, estava se concentrando em sua volta como uma "rosquinha".

Macaque in the trees
Buraco negro (Foto: Pixabay)

Um buraco negro supermaciço na galáxia do Compasso, situada a 14 milhões de anos-luz da Terra, foi observado do Chile por um grupo de pesquisadores liderados por Takuma Izumi, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (OANJ), que utilizou o complexo de radiotelescópios do Atacama Large Millimeter Array (ALMA).

 

Através dos dados obtidos, revelou-se que o alegado anel não é uma estrutura rígida, mas sim um composto de componentes gasosos altamente dinâmicos, segundo uma declaração do projeto ALMA.

À medida que o gás molecular frio vai caindo no buraco negro e formando um disco perto do plano de rotação, ele é aquecido até que suas moléculas se decomponham em átomos e íons.