ASSINE
search button

EUA testam sistema de alerta nacional pelo celular pela primeira vez

Compartilhar

Aparelhos eletrônicos ao redor dos Estados Unidos receberam alertas na quarta-feira 3, quando a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema) realizou seu primeiro teste nacional de alerta de emergência sem fio. A mensagem foi emitida às 14h18, com o título "Alerta Presidencial", seguido da mensagem "ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. Nenhuma ação é necessária."

Funcionários da Fema estimaram que cerca de 225 milhões de dispositivos receberiam o alerta aproximadamente no mesmo horário.

O sinal foi transmitido por torres de celular por 30 minutos, fazendo com que alguns recebessem mais cedo que outros. E enquanto houve celulares que receberam até quatro alertas, outros simplesmente não receberam a mensagem. Em uma emergência real, os dispositivos receberiam o alerta ao mesmo tempo ou o mais próximo possível do mesmo horário.

Além dos celulares, um segundo alerta transmitido pela televisão e rádio disparou às 14h20, mas esses já são realizados há anos.

O teste do sistema na quarta-feira simulou o caso de um alerta de alto nível, que seria utilizado apenas em caso de uma emergência nacional. A ação foi realizada em coordenação com a Comissão Federal de Comunicação. Ainda não se sabe o quão bem-sucedida foi a simulação.

Funcionários da Fema disseram que os dados seriam compartilhados com operadoras de telefonia móvel, para ajudar a garantir que o sistema funcione bem em caso de uma emergência real. A agência estimou que a mensagem teria chegado a 75% de todos os telefones móveis do país.

O sistema de alerta sem fio foi lançado em 2012 e embora os cidadãos possam escolher não receber alertas sobre desastres naturais ou crianças desaparecidas, não é possível recusar os alertas presidenciais, que são emitidos sob ordem da Casa Branca e ativados pela Fema.