ASSINE
search button

Nasa captura foto de 360 graus da superfície de Marte

nasa reprodução -
Rover Curiosity da Nasa capturou uma foto da paisagem empoeirada de Marte ao seu redor no mês passado
Compartilhar

O rover Curiosity da NASA capturou uma foto de 360 graus da paisagem empoeirada de Marte ao seu redor no mês passado.

A agência espacial norte-americana postou um vídeo interativo da panorâmica, que possibilita aos usuários "passear" com o uso do mouse pela superfície do Planeta Vermelho.

Macaque in the trees
Rover Curiosity da Nasa capturou uma foto da paisagem empoeirada de Marte ao seu redor no mês passado (Foto: nasa reprodução)

A NASA informou na quinta-feira (6) que a imagem foi capturada em 9 de agosto e enviada para a Terra a partir do ponto onde foi feita, na cordilheira Vera Rubin.

A cordilheira é rica em ferro e está situada em Aeolis Mons, um pico de mais de 5 mil metros de altura que o Curiosity explora desde 2014. O veículo, do tamanho de um carro utilitário, vem pesquisando o quarto planeta do Sistema Solar desde 2012. De fato, 6 de setembro foi seu 2.222º dia em Marte.

O cume foi batizado em homenagem a Vera Cooper Rubin, astrônoma norte-americana pioneira que forneceu uma das peças-chave da prova de existência de matéria escura: a discrepância entre o movimento angular previsto das galáxias e seu movimento observado.

Ao redor do Curiosity é possível ver rochas e poeira tingida de laranja avermelhado devido ao ferro oxidado, cor que dá ao planeta o seu apelido. No primeiro plano há uma rocha que o veículo havia recentemente perfurado para coletar amostras, observou a NASA em comunicado à imprensa na quinta-feira (6).

Poeira de Marte

A agência espacial salientou que a imagem rara que o Curiosity capturou mostra uma fina camada de poeira no topo do rover, provavelmente resultante da tempestade de areia que aconteceu no planeta no início deste ano, obscurecendo o Sol suficiente para que, em meados de junho, o Opportunity ficasse sem bateria devido à falta de luz solar para seus painéis fotovoltaicos.

Os dois veículos têm explorado a hematita na cordilheira Vera Rubin, uma formação mineral curiosa de óxido de ferro que normalmente é gerada na presença de água, relatou o SpaceRef em 2017, quando o Curiosity chegou ao cume da cordilheira. Os cientistas esperam que o estudo das rochas de hematita proporcione uma melhor compreensão da história de Marte, e permita saber se a água líquida fluiu o suficiente no planeta para ajudar a formar as rochas ou se elas foram geradas por algum outro processo.

Tags:

foto | Marte | nasa | planeta