ASSINE
search button

Como a VPN pode torná-lo seguro online

Pixabay -
.
Compartilhar

Embora as VPNs (Virtual Private Network - rede privada virtual) estejam crescendo em popularidade, ainda existem muitos dispositivos que ficam desprotegidos. Uma das maiores razões para isso é que ainda existem muitas pessoas que não entendem muito bem o valor que elas fornecem. 

Macaque in the trees
. (Foto: Pixabay)

O que realmente acontece quando você está online

Embora navegar de sua rede social para verificar saldo bancário pareça uma tarefa rápida e simples, na verdade existe um mundo inteiro por trás dos cliques necessários para concluí-las. Para compreender verdadeiramente a necessidade de uma VPN, e como ela pode protegê-lo, você deve compreender as ameaças que até essas tarefas simples trazem. 

Esteja ciente das ameaças online

Quer queiramos enfrentar isso ou não, existem muitas pessoas online por aí com intenções maldosas. Ignorar o problema não o faz desaparecer da rede. Você deve compreender as ameaças que você e sua família enfrentam, e tomar medidas para evitá-las. Embora não seja conclusivo, a seguir estão algumas das ameaças online mais comuns. 

Empresas

Cada vez que você navega na internet, você se coloca à mercê de empresas que o rastreiam. Eles usam suas informações, incluindo seu endereço IP e localização, seu e-mail e sua atividade de navegação, para criar anúncios personalizados irritantes.

Em um minuto, você pode estar pesquisando sobre qual smart TV comprar. No minuto seguinte, você vê anúncios de TVs em seu feed de e-mail, em suas redes sociais, ou em qualquer outro lugar que você escolher para visitar.

Eles também vendem esses dados para outras empresas, o que significa que muitas pessoas que você não conhece têm informações pessoais sobre você. Infelizmente, essa violação de privacidade é legal e muito comum. 

Governos

Embora algumas pessoas descartem a ideia de que governos rastreiam seus cidadãos como paranoia, o fato é que isso acontece. Na verdade, só a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) tem um centro em Utah que armazena dados coletados sobre pessoas.

Espionar cidadãos é uma ocorrência comum entre a maioria dos governos. Mesmo que você não esteja fazendo nada errado ou constrangedor, é enervante saber que você não pode ter segredos ou privacidade nesta era da tecnologia.

Servidor de acesso

Você já esteve à noite em família, no meio do streaming do seu programa ou filme favorito, e sua Internet ficou mais lenta? Na maioria das vezes, isso se deve ao estrangulamento da largura de banda pelo seu servidor de acesso.

Quando muitas pessoas estão acessando a rede ao mesmo tempo, ou alguém está transmitindo conteúdo, os servidores de acesso reduzem a velocidade da internet do usuário. Esta é uma prática injusta, especialmente quando você está pagando por velocidades maiores. Na verdade, muitas pessoas escolhem seu pacote de Internet atualmente com base na velocidade de streaming fornecida. O controle de largura de banda impede que você obtenha o que pagou. 

Hackers

Os hackers podem fazer o que quiserem com as informações que acessam. Eles podem drenar sua conta bancária, retirar cartões de crédito em seu nome, postar coisas prejudiciais em suas redes sociais, acessar qualquer informação pessoal que você tenha de outra pessoa (como o endereço ou número de telefone de um amigo) e muito mais. Uma pessoa com habilidade suficiente para acessar suas informações e sistemas tem o poder de causar estragos em sua vida. 

Predadores

A internet está cheia de pessoas que têm desejos escusos por adultos e crianças. No ano passado, uma operação nos EUA levou à prisão de quase 1.700 criminosos sexuais infantis online. Embora seja um grande número de prisões, é apenas uma gota no balde de quantos desses predadores existem. Não são apenas as crianças que estão em jogo. Algumas pessoas usam atividades online para atrair vítimas adultas desavisadas para muitos crimes, incluindo tráfico sexual.

Além disso, o uso da tecnologia torna ainda mais fácil para perseguidores violentos observarem e localizarem suas vítimas. Se essas ideias não forem assustadoras o suficiente, esses mesmos predadores podem acessar suas webcams e câmeras de segurança doméstica com Wi-Fi para espionar você e seus filhos.

Embora esses fatos sejam assustadores e não seja algo com que alguém queira lidar, a verdade é que a Internet abre portas para comportamentos indesejáveis. Devemos estar vigilantes o suficiente para fechar essas portas com o melhor de nossa capacidade. Não podemos controlar o comportamento de outras pessoas online, mas podemos controlar seu acesso online a nós e a nossas informações pessoais com uma VPN. 

Benefícios de usar uma VPN

Os benefícios de uma VPN podem variar muito de usuário para usuário, mas os seguintes são alguns dos mais comuns:

Oculta o seu endereço IP

Um dos objetivos de um endereço IP é fornecer a localização física de um dispositivo. Embora haja alguma discordância sobre se um endereço IP pode ser rastreado até o seu endereço de correspondência real, é bem sabido que ele pode ser rastreado até sua localização geográfica geral.

Se alguém, como um perseguidor ou predador, quiser encontrá-lo, precisará apenas de sua localização geral. A partir daí, não seria necessário muito esforço para encontrar sua localização exata.

Se o seu endereço IP leva de volta a uma localização exata ou geral, pouco significa quando você considera o que alguém ter sua localização pode significar para a sua segurança e a segurança de sua família. Não se arrisque. Esconda-se.

Criptografa seus dados

Uma VPN fornece um túnel pelo qual você pode enviar seus dados enquanto os criptografa de forma que outras pessoas não possam lê-los. Você pode imaginar o processo assim: imagine que você e seu melhor amigo têm um grande segredo para esconder de todo mundo. Para ter certeza de que ninguém mais descobrirá seu segredo, você constrói um túnel subterrâneo secreto por onde pode passar mensagens.

Com medo de que alguém encontre seu túnel, vocês dois criam um código secreto para enviar as mensagens. Isso garante que, mesmo se alguém encontrar suas mensagens, ninguém mais poderá lê-las porque não têm o código.

Uma VPN atua de maneira semelhante. Seus dados são enviados por meio de um túnel para o destino ou website que você escolher. A maioria das pessoas não sabe que o túnel existe. Alguns podem ver o túnel, mas como apenas você e o destino escolhido têm o código, ninguém mais pode ver o que ele diz. 

Bloqueia espionagem e rastreamento

Como seus dados e atividades online são criptografados quando você usa uma VPN, as empresas e os governos não têm nada para espionar ou rastrear. Isso também significa que você não precisa se preocupar com o surgimento de anúncios personalizados. 

Bloqueia conteúdo malicioso

VPNs podem protegê-lo contra golpes de phishing, sites maliciosos e outros meios pelos quais hackers e ladrões de identidade podem vitimá-lo. Usar uma VPN permite que você use a internet com mais liberdade, sem se preocupar tanto com os esquemas que outros têm reservado para as vítimas desconhecidas. 

Escolhendo uma VPN

Quando estiver pronto para escolher uma VPN, você deve escolher aquela que oferece os melhores recursos possíveis. Algumas coisas a procurar incluem: 

Sem registro de atividades

Existem VPNs que mantêm um registro das atividades de seus usuários porque as leis de seu país exigem. Alguns mantêm logs para vender os dados a terceiros, anulando completamente parte do propósito de ter uma VPN.

Mesmo aqueles que não vendem as informações podem ser forçados a desistir. Por exemplo, autoridades policiais e governamentais em países que exigem o registro de atividades online podem fazer o serviço VPN entregar esses registros.

Felizmente, existem alguns, como o Surfshark, que não estão vinculados a essas leis do país. Essas opções não mantêm registros de atividades, tornando-as a melhor opção. 

Conexões de dispositivo ilimitadas

Algumas VPNs permitem que apenas um ou alguns dispositivos sejam conectados ao mesmo tempo, o que significa que alguém da sua família pode ficar desprotegido. Em vez disso, escolha uma VPN que tenha conexões ilimitadas para que toda a sua família esteja coberta. 

Criptografia confiável

Sem criptografia confiável, uma VPN é inútil. Encontre uma com criptografia não inferior a 256 bits. Você também deve considerar um que tenha criptografia dupla. Isso envia seus dados por meio de dois servidores em vez de apenas um, adicionando uma camada extra de proteção. 

Botão de desligar

Às vezes, uma VPN oferece grande proteção - até que perca sua conexão. Normalmente, não há notificação de que a conexão foi perdida, portanto o usuário continua a navegar sem saber o que fazer. Quando isso acontece, há vazamentos de dados e de IP que colocam você em tanto risco quanto não ter uma VPN.

Felizmente, algumas VPNs vêm com um switch de eliminação automático integrado. Se a conexão VPN for perdida, o interruptor kill automaticamente desconecta você da Internet. Quando a conexão é restabelecida, seu dispositivo é reconectado. Fornece proteção para momentos em que você nem percebe que precisa. 

Conclusão

Ter uma VPN é uma obrigação nesta era digital, independentemente de quanto ou quão pouco você fica online ou do que você faz enquanto está conectado. Você deve proteger sua privacidade e a segurança online de sua família tão seriamente quanto protege sua segurança física. Escolha hoje uma VPN que permita a todos vocês desfrutarem mais do seu tempo online, evitando as inúmeras ameaças na internet.