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Dicas importantes para a criação de um e-commerce

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É importante focar em como criar uma loja virtual seguindo os mesmos fundamentos da criação de um estabelecimento físico de sucesso
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Macaque in the trees
É importante focar em como criar uma loja virtual seguindo os mesmos fundamentos da criação de um estabelecimento físico de sucesso (Foto: Pixabay)

Criar um negócio virtual que seja bem-sucedido cativa muitos empreendedores, ainda mais em dias onde esse conceito tem ganhado mais força. São diversas as razões para querer se envolver neste segmento e faturar alto em um mercado que movimenta bilhões e expandir uma carteira de clientes a curto, médio e longo prazos. Dentre a gama de possibilidades de uma loja online, o e-commerce tornou-se uma das opções mais exploradas ao longo dos últimos anos.

Ser proprietário de uma loja online é sem dúvida condizente com o período de crise sanitária que enfrentamos. Mas não só isso, é totalmente viável vender pela internet pela praticidade, rapidez e alcance de clientes em qualquer parte do mundo. Outro ponto importante a ser mencionado é que você pode relacionar sua loja física à loja virtual e conduzir clientes online para seu estabelecimento.

Entretanto, saber como montar um e-commerce que seja lucrativo é uma tarefa que merece ser estudada com bastante seriedade. Em vista disso, vamos mostrar algumas dicas de criação de um e-commerce que costuma dar certo. Veja uma introdução sobre a criação de uma loja virtual sem dificuldades e explore todo o potencial de venda que a internet oferece.

Plano de negócio e público-alvo

A princípio, é fundamental que um comércio eletrônico possua um plano de negócio sério. É importante focar em como criar uma loja virtual seguindo os mesmos fundamentos da criação de um estabelecimento físico de sucesso. Ainda que as características operacionais de vender online sejam diferentes da venda no comércio tradicional, planejar os recursos financeiros, os métodos de pagamento, o frete, o tempo de retorno do investimento e o público-alvo, são prioridades antes de qualquer valor investido.

O produto oferecido é o que irá sustentar o negócio. Explorar mais de um público também é válido, desde que todas as demandas sejam bem atendidas. Nesta hora, possuir um ótimo plano de marketing, slogan, chat e imagens gratuitas que valem mais que mil palavras, fará a diferença no seu retrospecto de vendas.

Endereço online e plataforma de e-commerce robusta

É muito importante possuir um domínio que aponte para sua loja virtual. Possuir um endereço de seu negócio pela internet é fundamental para ser encontrado por clientes. Alguns exemplos fictícios de endereço online seriam: meunegocioonline.com.br, minhalojanainternet.com.br, produtosdequalidade.com, dentre outros. É importante que nos exemplos anteriores o final ".com" ou ".com.br" também esteja no endereço do seu site e-commerce.

Com um endereço registrado, é hora de escolher uma plataforma que atenda a oferta e a demanda de seu negócio. Opte por uma plataforma que ofereça boas ferramentas como gerador de código de barras, rapidez no atendimento, segurança, e seja boa para quem deseja fazer dropshipping ou escoar um estoque já faturado.

Escolher uma plataforma de e-commerce com recursos e ferramentas para um bom teleatendimento é essencial. Alguns exemplos de plataforma robusta são: Nuvemshop, Magento, WooCommerce, dentre outras. É importante avaliar bem a plataforma e suas funções antes de explorar as vendas na prática. Veja se ela oferece gerador de nomes, controle de estatísticas e meios de lançar estimativas sobre seu retrospecto de vendas.