ASSINE
search button

Como as VPNs podem melhorar serviços como a Netflix

As plataformas de streaming ganharam o gosto do público e, hoje, são a forma predominante de entretenimento de milhões de famílias

Foto: Pixabay -
Tudo mudou de um jeito como nunca antes
Compartilhar

Macaque in the trees
Com inúmeros programas disponíveis, as plataformas de streaming são elemento essencial no entretenimento da população (Foto: Pixabay)

Tenha mais opções de streaming em casa usando uma VPN

Dotadas de impressionante diversidade de programas, como filmes e séries, as plataformas de streaming ganharam o gosto do público e, hoje, são a forma predominante de entretenimento de milhões de famílias ao redor do globo - especialmente em momentos quando todos devem ficar em casa.

A lógica por trás disso não é difícil de entender. Com o advento desses serviços, afinal, as pessoas adquiriram acesso a um mundo inteiro de diversão televisiva bastando para isso que pressionem um botão no controle remoto.

Mas o que muitos não sabem é que esse universo de conteúdos é, na verdade, muito mais amplo do que suspeitam suas vãs filosofias. Isso porque, na realidade, os títulos mostrados por serviços como Netflix e YouTube correspondem a apenas uma porção do número real de programas exibidos por essas empresas.

O que ocorre é que, devido a acordos de direitos autorais, muitos dos filmes e séries acabam sendo limitados a determinadas regiões do planeta. E, por isso, ficam indisponíveis aos países que não foram licenciados para obter seu acesso.

A boa notícia é que, graças à tecnologia das VPNs, essa conjuntura pode ser facilmente contornada.

Como as VPNs podem melhorar serviços como a Netflix

Conhecidas também como redes virtuais privadas, as VPNs são ferramentas digitais capazes de desempenhar inúmeras funções interessantes, como aumentar a segurança da navegação à internet e possibilitar maiores velocidades de conexão.

Mas provavelmente o seu recurso mais conveniente, pelo menos para os propósitos deste artigo, é o de esconder a localização de quem a usa, impedindo que plataformas de streaming, como Netflix, Hulu e Disney Plus, consigam determinar de onde o usuário está acessando sua página.

A vantagem disso é bem simples: como a restrição imposta aos conteúdos desses serviços está ligada à geoposição do usuário, se você mascara sua localidade, todas as barreiras são rapidamente removidas, e você ganha acesso pleno a todo o material disponível pela plataforma.

Assim, ter instalado em seus dispositivos uma das melhores VPNs para Hulu, Netflix ou BBC iPlayer é uma jogada de mestre para aproveitar suas assinaturas ao máximo - sem ter que pagar mais por isso.

As redes virtuais privadas e serviços de IPTV

Do mesmo modo, os usuários de sistemas de TV por internet (IPTV) também podem ser beneficiados com o uso de VPNs. Especialmente porque, quando combinadas com uma dessas redes, as IPTVs ganham bem mais do que apenas um upgrade na variedade de seus conteúdos - como ocorre com as plataformas tradicionais de streaming.

O ponto com as IPTVs é que, pelo fato de elas serem bem mais baratas e apresentarem muitas outras vantagens frente aos serviços de TV a cabo, elas acabam sendo fortemente boicotadas pelos provedores de internet (os quais, por coincidência, também são empresas de TV paga). E, deste modo, não é raro que sua transmissão de dados seja prejudicada por censura, lentidão ou mesmo bloqueio total por parte dessas outras empresas como forma de conter seu avanço no mercado.

Então, para se proteger desse tipo de restrição (e ainda ganhar de bônus acesso a mais canais e conteúdos), é imprescindível que os proprietários de TV Box, como Apple TV e Amazon Fire TV, e usuários de programas como Kodi e Stremio façam uso de um dos melhores serviços de VPN para IPTV. Só assim, afinal, eles terão a garantia de uma experiência agradável e segura em seus momentos de lazer.

Escolhendo um bom servidor VPN

Para escolher um bom servidor VPN, os usuários devem prestar atenção a alguns detalhes. De acordo com o site especializado vpnConfiável, as melhores VPNs do mercado são aquelas que oferecem condições excelentes em três categorias principais: velocidade, privacidade e habilidade de desbloqueio de conteúdos.

Assim, você deve dedicar especial cuidado a esses aspectos quando for buscar o seu serviço de VPN. Depois, é só preparar a pipoca e aproveitar.

Vitor Lancaster - Bacharel em Direito pela FDRP-USP. Pesquisador na área de corporate law, compliance e shaming sanctions. Este perfil escreve em nome do site vpnConfiável.com, especializado em privacidade e segurança digital.