ASSINE
search button

Projeto lança pedra fundamental e dá marco ao início da construção do Centro Albatroz em Cabo Frio

Solenidade acontece nesta quinta (10), ao lado da Lagoa de Araruama

Divulgação -
Diretora executiva do Instituto Albatroz, Tatiana Neves, aponta localização do Centro Albatroz
Compartilhar

Quase um ano após a assinatura do termo em que a Prefeitura de Cabo Frio afirmou a intenção de ceder um terreno para o Centro de Visitação de Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz, será lançada a pedra fundamental do empreendimento, que terá mais de 18 mil metros quadrados em frente à Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos no Rio. O evento contará com a presença de autoridades e também representantes do Instituto Albatroz nesta quinta (10), às 10h.

Macaque in the trees
Diretora executiva do Instituto Albatroz, Tatiana Neves, aponta localização do Centro Albatroz (Foto: Divulgação)
 

A solenidade sinalizará oficialmente a localização do centro, que terá como objetivo principal disseminar a educação ambiental marinha para crianças, jovens, pescadores, artesãos locais e turistas de toda a Região dos Lagos. Nele, os visitantes poderão conhecer a biologia e as características dos albatrozes e petréis, grupo de aves mais ameaçadas do planeta. No espaço, também serão realizadas exposições tecnológicas e artísticas, oficinas e atividades socioambientais e culturais para o público.

O projeto arquitetônico do espaço já está finalizado e o próximo passo será passar pela aprovação dos órgãos competentes. Para a bióloga, que fundou a iniciativa há 29 anos, é emocionante ver o sonho do Centro Albatroz sair do papel depois de tantos anos. “Construir o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha em Cabo Frio, uma das mais belas regiões da costa do Brasil, é um grande sonho para nós”, afirma. “Poder mostrar a beleza das espécies e ambientes marinhos e fazer as pessoas perceberem a importância da conservação dos oceanos por meio de ferramentas lúdicas como exposições, jogos e muita interatividade, é uma de nossas mais nobres tarefas”.

Aproximar essas aves que vivem em alto-mar do público é parte fundamental da sensibilização em prol da conservação marinha. Ainda de acordo com Tatiana Neves, Cabo Frio é uma região estratégica para o trabalho do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, porque está nas proximidades de outras cidades relevantes para a conservação, como Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Niterói e Rio de Janeiro.

Apresentação na Tribuna Livre

No mesmo dia (10), às 18h, a fundadora do projeto fará uma apresentação pública sobre o Centro Albatroz durante sessão na Câmara dos Vereadores de Cabo Frio, voltada para a população da cidade.

O intuito é mostrar detalhes do projeto que, além de gerar empregos e colaborar para o desenvolvimento sustentável da região, também deseja criar uma área que envolva o público, valorizando os pescadores e artesãos das cidades próximas, além da promoção do envolvimento de crianças e jovens dentro das atividades e ações propostas pelo Centro Albatroz.

Projeto Albatroz no Rio

Desde 2014, o Projeto Albatroz mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ). Por meio da parceria com o Grupo de Estudos da Pesca (GEPESCA), coordenado pelo Prof. Eduardo Pimenta, foi possível ampliar os estudos do projeto para o Porto de Cabo Frio, rota de diversas embarcações de pesca de espinhel com a qual albatrozes e petréis interagem e pela qual são capturados. Também são desenvolvidas ações de educação ambiental com os pescadores e público em geral da região.

Serviço:

Lançamento da Pedra Fundamental do Centro Albatroz / Endereço: Av. Wilson Mendes, s/nº, Cabo Frio (RJ) - próximo à Inter TV / Data: 10 de outubro de 2019 (quinta-feira) / Horário: 10h.

Apresentação pública do Centro Albatroz / Endereço: Câmara dos Vereadores de Cabo Frio (Av. Assunção, 760, São Bento, Cabo Frio) /Data: 10 de outubro de 2019 (quinta-feira) / Horário: 18h.

Contato: www.projetoalbatroz.org.br