ASSINE
search button

GRÁTIS: Projeto UÇÁ inaugura exposição Do Mangue ao Mar em Duque de Caxias nesta terça

Mostra levará o manguezal ao Museu Ciência e Vida por meio de instalações cenográficas

Divulgação -
A mostra Do Mangue ao Mar fica em cartaz até março de 2020
Compartilhar

Muitas pessoas associam a palavra manguezal a um ambiente sujo, malcheiroso e inóspito. Para ajudar a desmistificar essas percepções e mostrar a relevância desse ecossistema para o planeta, o Projeto UÇÁ —iniciativa da ONG Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — estreará a mostra imersiva ‘Do Mangue ao Mar’, no Museu Ciência e Vida, no dia 08 de outubro. A exposição também chama a atenção do público para os impactos dos resíduos sólidos nos mangues, praias e costões rochosos.

Macaque in the trees
A mostra Do Mangue ao Mar fica em cartaz até março de 2020 (Foto: Divulgação)

Por meio de recursos lúdicos e interativos, a mostra, que tem curadoria da Mirador e Ogi & Co, proporciona um ambiente de imersão aos visitantes, provocando neles uma sensação de estar realmente em um manguezal.

O presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ, Pedro Belga, explica que não há uma cultura no País de visitar manguezais, como acontece em outros países. “A maioria das pessoas não vai ao mangue, principalmente no Brasil, e mais especificamente na região Sudeste, pois não o acham atrativo. Por isso a mostra ‘Do Mar ao Mangue’ tem a importância de ser a principal ferramenta de educação ambiental do Projeto UÇÁ para levar o mangue até as pessoas. Já que levá-las ao mangue é difícil, ele vai até elas através dessa exposição”, destaca ele.

Para atingir esse objetivo, a mostra conta com quatro módulos: Mangue; Fauna e flora; Mar; e Kids. No módulo Mangue, serão apresentadas informações e curiosidades sobre a flora do manguezal existente no país: mangue vermelho, preto e branco. Nesse espaço, o visitante terá a impressão de entrar pelas raízes do mangue vermelho (Rhizophora mangle), descobrindo ali os fascínios dessa espécie.

No Fauna e flora, o público conhecerá os animais que vivem especificamente no mangue e aqueles que usam esse ambiente como transição, descobrindo a importância desse ecossistema como berçário para esses seres. Já no terceiro módulo, Mar, será apresentado o mar através de praias e costões rochosos, que em várias localidades se confundem, juntamente com o mangue, em um mesmo espaço.

Por fim, as crianças contarão com o espaço Kids, onde poderão brincar no jogo ‘Caminhos do UÇÁ’ e conhecer as belezas dos manguezais que ainda estão presentes na Baía de Guanabara. Elas também poderão entender como o lixo e o desmatamento influencia negativamente o local em que vivem, e como isso afeta a Baía e o oceano. “Nesse espaço, também teremos uma mesa com desenhos dos animais que vivem nos manguezais e na Baía de Guanabara e as crianças poderão colorir e levar como lembrança para suas casas”, conta a Educadora Ambiental do Projeto UÇÁ, Larissa Paiva. A mostra, que vai até março de 2020, é acessível em Libras.

Exposição ampliada

A mostra ‘Do Mangue ao Mar’ é uma versão ampliada e repaginada da exposição itinerante ‘Do Mangue ao Mar: A Baía de Guanabara que você não vê’, lançada em março de 2015, pelo Projeto UÇÁ, com a proposta de disseminar informações sobre a Baia de Guanabara. Ela percorreu nove municípios em três estados.

“Os resultados que obtivemos com essa exposição, que inclusive foi tema de uma dissertação de mestrado, mostrou que a falta de conhecimento, por parte da população, não só em relação à Baia de Guanabara, mas também sobre os manguezais de uma forma geral, precisava ser mais bem trabalhada. Por isso, com o objetivo de ampliar a disseminação de informações sobre esses ambientes, fizemos essa repaginada da mostra, que passou a focar mais nos mangues e se tornou imersiva”, conta Pedro Belga.

Com o patrocínio da Petrobras – o Projeto UÇÁ já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil m² de manguezais, chegando a marca de 57.500 árvores plantadas. Além de ser objeto de artigos, trabalhos de conclusão de curso e quatro dissertações de mestrado. Neste biênio 2018-2020, ele atua na melhoria da qualidade ambiental em 10 municípios da região da bacia contribuinte da Baía de Guanabara. São feitas ações de manutenção e monitoramento de manguezais, educação ambiental e produção de conhecimento científico de forma sustentável, priorizando os pescadores e catadores de caranguejo. O objetivo é contribuir para o conceito de “Lixo zero” e as práticas corretas de descarte de resíduos sólidos na Baía. Mais informações na página: facebook.com/projetouca/

Serviço: Exposição ‘Do Mangue ao Mar’ / Local: R. Aílton da Costa, S/N - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias - RJ / Abertura: 08/10 / Período de visitação: até março/2020 - De terça a sexta para grupos agendados (acima de 15 pessoas) ou escolares / Aos sábados para o público em geral / Horário: 09h às 17h / Agendamento: (21) 3777-9058 / Classificação: livre / Entrada gratuita.