ASSINE
search button

Sonda indiana perde contato ao pousar na Lua

Tentativa de pouso foi acompanhada pelo premier Narendra Modi

Marcello Casal Jr/Agência Brasil -
O Clube de Astronomia promove um encontro de telescópios na Praça dos Três Poderes, para observar a Superlua e eclipse total lunar
Compartilhar

A Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) da missão espacial Chandrayaan-2 perdeu na última sexta-feira (6) o contato com o módulo de pouso a cerca de 1km da superfície lunar. "A descida do módulo Vikram estava normal até uma altitude de 2.1 km. Então nós perdemos comunicação. Os dados estão sendo analisados", afirmou o chefe da ISRO, Kailasavadivoo Sivan.


A tentativa de pouso da sonda na Lua estava sendo acompanhada pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e alguns cientistas, diretamente da sede da ISRO.
"Há altos e baixos na vida. Nós estamos orgulhosos da ISRO", disse Modi, depois que o contato foi interrompido durante o pouso lunar.


O lançamento com sucesso da missão espacial Chandrayaan-2 foi realizado no dia 22 de julho com o objetivo de explorar o polo sul da Lua. O projeto espacial era o mais ambicioso da Índia e a segunda missão em direção à Lua encabeçada pelo país.