Terra estaria em rota de colisão com asteroide gigantesco?

O gigantesco asteroide Apophis está voando em direção à Terra. Entretanto, para o astrofísico russo Vladimir Surdin, é prematuro falar sobre uma ameaça do asteroide para a Terra.

Os cientistas da NASA descobriram o asteroide Apophis em 2004. Cinco anos atrás, foi comunicado que em 2029 o asteroide, batizado pela mídia de “apocalíptico”, se aproximará do nosso planeta a uma distância que é inferior à que existe entre a Terra e a Lua. No domingo (19), a mídia informou sobre uma possibilidade real de colisão de Apophis com a Terra.

Segundo Vladimir Surdin, astrofísico russo do Instituto Estatal de Astronomia Sternberg, o aumento da atenção da mídia para o asteroide está ligado à aproximação das festas de fim de ano. De acordo com os dados sobre a trajetória do asteroide, ele não representa ameaça para a Terra, declarou ele.

"Ele se aproximará da Terra só em 2029 […] Até lá, não faz sentido falar sobre isso. O nível da ameaça foi reduzido até quase zero quando foi avaliada com precisão a sua trajetória. Pode-se dizer que o problema desapareceu", explicou Surdin.

>> Sputnik

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais