ASSINE
search button

Programa Conecta Biblioteca incentiva transformação social por meio de bibliotecas públicas

Compartilhar

Muito mais do que um lugar para empréstimo de livros, bibliotecas podem ser espaços dinâmicos de aprendizagem e acesso à tecnologia, possuindo enorme potencial para contribuir de modo mais efetivo com a transformação social do país. Apoiar a biblioteca a se posicionar como espaço vital para o desenvolvimento de comunidades, é a proposta do programa Conecta Biblioteca, uma iniciativa que reúne organizações sociais, governo e setor privado para incentivar a relevância e o impacto social das bibliotecas públicas principalmente entre o público jovem de todas as regiões do Brasil. Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o programa lançou edital convocatório no dia 21 de março. Mais informações estão disponíveis no site www.recode.org.br/conectabiblioteca.

Serão selecionadas 92 bibliotecas em municípios com até 250 mil habitantes e Distrito Federal, que tenham no mínimo três computadores disponíveis para o público com conexão à Internet banda larga. Haverá preferência para cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). As inscrições devem ser feitas até 20 de abril.

A ideia é aproveitar melhor os recursos tecnológicos das bibliotecas públicas para promover conhecimento e geração de oportunidades aos jovens. O Conecta Biblioteca irá beneficiar bibliotecários e profissionais das bibliotecas participantes através de um programa de capacitação de dois anos com módulos presenciais e à distância, que inclui pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.

O programa visa aumentar em 60% o número de novos visitantes dessas bibliotecas ao final do programa, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, ampliando suas oportunidades de educação, informação e trabalho.

“Acreditamos que, através do Conecta Biblioteca, podemos fortalecer as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional das comunidades envolvidas. Temos feito uma intensa articulação intersetorial para fomentar o debate sobre o uso desses espaços públicos e identificamos a necessidade de incentivar o protagonismo das lideranças para que as bibliotecas sejam percebidas como locais de inovação”, destaca Elaine Pinheiro, CEO da ONG Recode.

A Caravan Studios,?parceira no programa, acredita que as comunidades devem se envolver profundamente no desenvolvimento de ferramentas para resolver os problemas que enfrentam.? Usando uma metodologia baseada em design thinking, a organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco, Califórnia, já impulsionou a criação de cinco aplicativos focados no impacto social.

Sobre o Conecta Biblioteca

O Conecta Biblioteca tem o patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, que lidera em todo o mundo a iniciativa Global Libraries, voltada ao fomento da inovação nas bibliotecas para a melhoria na qualidade de vida das comunidades. No Brasil, o programa realizado pela ONG Recode contou com uma fase inicial em 2015/2016, atendendo a 48 bibliotecas em todo o País. Esta nova etapa foi construída de forma colaborativa com os coordenadores estaduais do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) para ampliar o número de instituições beneficiadas e consolidar articulações com governos locais para a sustentabilidade da iniciativa.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O Conecta Bibliotecas conta ainda com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura. 

Sobre a ONG Recode

A ONG Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia. A organização atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas para formar multiplicadores em sua metodologia própria, que replicam seus programas para o público final. Essa grande rede promove uma nova consciência para gerar oportunidades aos jovens brasileiros. A ONG está presente em 7 países e 9 estados brasileiros e impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.

Serviço: Conecta Biblioteca – Convocatória aberta até 20 de abril de 2017

Site: www.recode.org.br/conectabiblioteca