ASSINE
search button

Especialistas indicam homeopatia para eliminar a ansiedade

Fórmulas naturais ajudam a combater a doença

Compartilhar

Inquietude, fadiga, dificuldade de concentração ou problemas de memória, e irritabilidade, esses são alguns dos sintomas da ansiedade. De acordo com um levantamento realizado pelo site americano Webmd.com, as doenças da ansiedade afetam 18% da população dos Estados Unidos. Na Europa, considerando a quantidade de pedidos por tranquilizantes (benzodiazepina), os números são muito similares. Já no Brasil, aproximadamente 12% da população sofre de ansiedade, os dados são do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, isso significa dizer que quase 24 milhões de brasileiros são acometidos por ansiedade patológica (e não meramente ansiosos). 

Se uma pessoa passa a sentir os sintomas, citados acima, com frequência, é bom ficar atento, alerta Eliete M M Fagundes, terapeuta homeopata e coordenadora do curso de Formação em Ciência da Homeopatia do Instituto Tecnológico Hahnemann. Ela diz que o problema pode desencadear depressão ou transtorno do pânico, doenças cardiovasculares ou AVC. “A ligação está nos próprios sintomas que essas desordens desencadeiam. Os sintomas são como uma preparação do corpo para fuga de uma ameaça real. A adrenalina provoca alterações fisiológicas que preparam o individuo para o enfretamento desse perigo como: aumento da frequência cardíaca (com concentração do sangue na cabeça e membros), aumento da frequência respiratória (hiperventilação), ressecamento da boca, sensação de falta de ar (ocasionada pela não estimulação dos nervos sensitivos intranasais) e medo de morte eminente”, explica.

A terapeuta aponta também que, fatores como preocupações cotidianas, choques emocionais, frustrações, insatisfações, pressão no trabalho ou na vida social são alguns dos gatilhos que originam ansiedade. Mas a boa notícia é que o problema pode ser tratado com fórmulas naturais.

“Com fórmulas naturais, não nocivos à saúde, a pessoa pode livrar-se dos pensamentos doentios, clareando seu raciocínio. Além disso, ela pode voltar ao estado de equilíbrio de forma rápida, suave e duradoura. Isso porque, o tratamento homeopático reduz consideravelmente os efeitos provocados pelas crises, tais como, insônia, alergias de pele ou mesmo respiratória, sudorese e cansaço muscular. Para pessoas muito ansiosas uma das homeopatias mais indicadas é Gelsemium sempervirens, uma videira entrelaçada que apresenta efeitos sedativos, analgésicos e anti-convulsivos, além de Thuya occ., Sulphur, Calcarea Carbon. É uma infinidade que trabalham características específicas da personalidade. Estudos comprovam que a planta reduz os sintomas causados pelo estresse, como medo e ansiedade, sem provocar sedação ou efeitos colaterais”, conceitua.

A homeopata lembra ainda que a ansiedade é algo inerente ao ser humano, contudo é preciso ficar atento às causas e aos sintomas e identificar se isso está prejudicando a vida e a rotina da pessoa.