A organização dos serviços de saúde para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 será o assunto da próxima edição do Café no Copa, nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, às 8h, no Hotel Copacabana Palace. João Grangeiro, diretor de serviços médicos do Comitê Organizador Rio 2016, apresentará um breve histórico sobre o planejamento e os resultados conquistados no suporte assistencial a atletas e representantes de delegações, nos hospitais e nas unidades públicas, nas Policlínicas e no Americas Medical City – instituição privada credenciada como unidade de referência para o evento.
“O saldo positivo de todo o trabalho assistencial se deve a um conjunto organizado de estratégias e parcerias, que envolveram os setores público e privado, além dos médicos das delegações dos 206 países participantes dos Jogos Olímpicos e dos 176 dos Jogos Paralímpicos”, observa Grangeiro.
O médico também vai destacar o trabalho realizado pelos hospitais Samaritano e Vitória, que integram o Americas Medical City, o maior complexo médico-hospitalar do Rio de Janeiro. As unidades totalizaram 432 atendimentos, no período de 5 de agosto a 18 de setembro, a atletas, delegações olímpicas e segurados de convênios internacionais. Durante os Jogos Rio 2016, o Rio de Janeiro recebeu mais de 15 mil atletas olímpicos e paralímpicos, além de cem chefes de Estado.
“Com os treinamentos intensos e as competições acirradas, invariavelmente teríamos eventos adversos, como problemas ortopédicos e neurológicos, além de outros incidentes. Foi necessário um planejamento com anos de antecedência para que estivéssemos preparados para atuar com as mais variadas questões médicas envolvendo atletas, delegações e comitivas internacionais”, aponta o especialista.
Serviço:
Café no Copa – Legado Olímpico em Saúde
Data: 21 de outubro de 2016
Hora: 8h
Local: Hotel Copacabana Palace - Av. Atlântica, 1.702 - Copacabana