A escarlatina é uma doença infectocontagiosa provocada por uma bactéria. Consiste em uma infecção de garganta caracterizada e acompanhada por manchas na pele. Essas manchas são vermelho escarlate – daí o nome da doença.
Um surto da doença está acontecendo no Reino Unido e na Ásia e tem intrigado especialistas.
Na Inglaterra e no País de Gales se fala inclusive de "drásticos aumentos" de incidência desse tipo de infecção, e as autoridades de saúde pública ainda não conseguiram identificar a causa para isso.
A doença, que afeta principalmente crianças entre 5 e 12 anos, está em seu nível mais alto dos últimos anos nesses países, conforme pontua a Autoridade de Saúde Pública da Inglaterra (PHE, na sigla em inglês).
Em 2015, foram registrados 17.586 casos da infecção no país – número mais alto desde 1967, quando foram registrados 19.305 casos.
"Durante os últimos cinco anos, houve mais de 5 mil casos em Hong Kong, algo que representa 10 vezes o número médio de casos registrados anteriormente. E foram mais de 100 mil casos na China", revelou o professor Mark Walker, do Centro de Doenças Infecciosas da Austrália e autor de um estudo publicado na Scientific Reports em novembro do ano passado.
A doença normalmente começa com uma febre e com inflamação na garganta. A erupção cutânea, que caracteriza a doença e dá origem ao seu nome, geralmente aparece primeiro no pescoço e no peito.