Ônibus adaptado para exames oftalmológicos gratuitos chega a SP

Estimativas da Essilor, líder mundial em óptica oftálmica,  apontam que 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem algum problema visual, e que cerca de 2,5 bilhões não têm acesso a qualquer tipo de correção que necessitam, devido em grande parte à falta de conhecimento e acesso. No Brasil, estima-se que 30 milhões de pessoas se encontram nessa situação. 

Diante disso, o fundo Vision For Life™, criado pela Essilor, atuará em parceria com o CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), na inauguração de uma nova unidade móvel, totalmente customizada com equipamentos oftalmológicos para a realização de consultas e exames. A ação terá início na próxima quarta-feira (9), às 8h, na zona leste da Cidade de São Paulo para ajudar comunidades carentes da região a terem acesso aos cuidados da visão.

A iniciativa em São Paulo possibilitará atendimentos diferenciados, pois, além de terem acesso a exames médicos gratuitos, aqueles que precisarem de correção visual poderão escolher uma armação já no local e, dependendo do grau do paciente e da disponibilidade de lentes no estoque, receberão do CIES seus óculos gratuitamente e na hora. Nos demais casos os óculos serão entregues pelo CIES em até 20 dias.

Criado pela Essilor em janeiro 2015 e alinhado à sua missão de melhorar vidas através da visão, o Vision For Life é um fundo de doações que visa acelerar as iniciativas que combatem o desafio global da má visão, melhorando o acesso a exames, correção e proteção visuais. De acordo com o presidente da Essilor na América Latina, Tadeu Alves, a Essilor, através do fundo, e a organização não governamental CIES desenvolveram essa ação por possuírem uma missão muito semelhante. 

“Nossa missão é melhorar vidas através da visão, de todos, em qualquer lugar.  Isto significa também desenvolver soluções para  levar a saúde visual aos que não possuem acesso.  Sabemos que 80% das deficiências visuais podem ser resolvidas com soluções simples, regionalmente e de baixo custo (*). Os óculos são uma delas, proporcionando condição de desenvolvimento escolar para crianças e adolescentes, bem como qualidade de vida e manutenção da capacidade laborativa de adultos”.

A primeira ação da unidade móvel será no dia 9 de março, das 8h às 12h, no estacionamento do Hospital Municipal Cidade Tiradentes, em São Paulo. Neste dia estão agendados 50 pacientes que aguardavam na fila de espera do SUS. “O CIES Global já atendeu mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil. No último ano, em uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, no programa Hora Certa Móvel, foram atendidas mais de 500 mil pessoas, em diversas especialidades médicas, incluindo cirurgias como a de catarata”, explica Roberto Kikawa, fundador do CIES Global.

Data: 9 de março de 2016 – das 8h às 12h

Local: Hospital Municipal Cidade Tiradentes – São Paulo

Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1797 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais