ASSINE
search button

Entidades científicas enviam carta a Mercadante pela manutenção do Capes 

Compartilhar

Importantes entidades científicas do país enviaram uma Carta Manifesto ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a propósito dos fortes rumores sobre o corte do Portal de Periódicos Capes. A Academia Nacional de Medicina, que também assina a carta, destaca que o Portal de Periódicos Capes é um dos mais importantes instrumentos no Brasil para a pesquisa e pós-graduação.

Veja a carta:

Excelentíssimo Senhor

Ministro ALOIZIO MERCADANTE

Ministério da Educação

Brasília, DF

Senhor Ministro,

O que nos traz neste momento a Vossa Excelência são rumores, já correntes largamente na comunidade científica, que nos carregam de preocupação e indicam a necessidade de nossa mobilização: a de que o Portal de Periódicos da Capes poderá ter seu orçamento cortado no ano de 2016.

Esperamos que esses rumores não emanem da realidade, pois seria impensável – ou mesmo inconcebível – o País ficar desprovido de um instrumento de utilidade tão relevante para o funcionamento regular do nosso sistema de educação e de ciência, tecnologia e inovação.

O Portal de Periódico da Capes é recoberto de virtudes importantíssimas. Perdê-lo ou prejudicar seu funcionamento implicaria, por consequência, prejuízos de grande abrangência e impacto na comunidade científica.

O primeiro aspecto positivo do Portal está já em seu formato – atual, eficiente, democrático e com capilaridade para atingir as regiões mais remotas do País – de operar como uma plataforma web acessível e “acessável” a e por toda comunidade científica brasileira. A recente e formidável expansão do nosso ensino superior público, especialmente a criação de novas universidades e novos campi pelo governo federal, teria sido impossível sem o Portal de Periódicos da Capes. Ou seja, o Portal teve e tem um papel de inclusão científica sem par e sem precedentes em nosso País.

Podemos assegurar, também, que o crescimento da nossa pós-graduação e da nossa ciência foi, em grande parte, sustentado no Portal de Periódicos.

Os números mostram que houve uma grande adesão ao Portal. São mais de 420 instituições usuárias com mais de 3, 5 milhões de estudantes universitários, que incluem tanto as mais antigas e consolidadas como as mais recentes e ainda emergentes espalhadas por todo o território nacional. E essa adesão não tem caráter apenas institucional: o Portal cumpre rigorosamente a sua finalidade precípua ao ser amplamente utilizado por nossos docentes e pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação no seu dia-a-dia de trabalho acadêmico ou científico. Em 2014 foram mais de 100 milhões de acessos ao Portal ou seja, 274 mil acessos e downloads por dia!

Pela ótica do uso, portanto, a existência do Portal está mais do que plenamente justificada.

Outra virtude do Portal é a que diz respeito aos gastos de recursos públicos. Pelo seu aspecto de uso coletivo, o Portal possibilita ao Tesouro um custo financeiro muito inferior na comparação com as assinaturas individuais dos periódicos. Aliás, podemos mesmo afirmar que o Portal possibilita ao Brasil um custo por usuário extremamente vantajoso.Hoje, o Portal possibilita baixar um texto completo (freqüentemente com dezenas de páginas), fazendo  o custo do documento baixado cair para poucos centavos por página, ou seja mais barato do que uma cópia xerox desse mesmo artigo e, no caso do Portal, já incluído o custo da assinatura do periódico!Esse benefício se torna ainda mais acentuado quando se considera o poder de negociação da Capes com as editoras. As instituições de pesquisa, universitárias ou não universitárias, não conseguiriam reproduzir, individualmente, as mesmas condições de negociação com as grandes editoras.

Haveremos de concordar, portanto, que também do ponto de vista financeiro o Portal de Periódicos tem sua existência plenamente justificada.

Como instituições que lutam histórica e incondicionalmente pelo aprimoramento da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação, entendemos que prejuízos ao Portal de Periódicos da Capes significará submeter o Brasil a anos e anos de atraso – o que, portanto, trata-se de algo inconcebível.

Reconhecemos o momento difícil da economia brasileira, particularmente das contas do governo federal, e a necessidade de se promover ajuste fiscal. Reiteramos, no entanto, que cortes no sistema educacional e de C,T&I irão impactar negativamente o futuro do País. Assim, esperamos que sejam mantidos os importantes programas e ações do sistema, como é o caso do Portal de Periódicos.

Reafirmamos nossa expectativa de que os rumores sobre problemas orçamentários com o Portal de Periódicos não tenham mesmo base na realidade, e permanecemos à disposição de Vossa Excelência para continuar a colaborar com o MEC e com a Capes.

Atenciosamente,

HELENA B. NADER

Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

JACOB PALIS

Presidente da Academia Brasileira de Ciências

FRANCISCO J. B. SAMPAIO

Presidente da Academia Nacional de Medicina

FRANCILENE GARCIA

Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I

SERGIO LUIZ GARGIONI

Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa 

MARIA LUCIA CAVALLI NEDER

Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior

ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO

Presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

BENEDITO GUIMARÃES AGUIAR NETO

Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

Pe. PEDRO RUBENS

Presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias