ASSINE
search button

Carros com direção autônoma são desenvolvidos nos Estados Unidos

Compartilhar

Um sistema de condução autônoma está sendo desenvolvido na "Mcity", maior instalação de testes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Durante vários dias, em ruas urbanas de uma cidade de mentira, reconstruída com diversos detalhes, assim como é feito em estúdios cinematográficos, circularam numerosos veículos Ford, primeiro fabricante a ter escolhido a Mcity para os testes de seus meios de condução autônoma.    

As características da planta, que reproduz todas as situações da vida real, incluindo sinais de néon, cartazes publicitários e imprevistos ligados ao comportamento de pedestres, permitiram que a montadora acelerasse o desenvolvimento dos futuros veículos que terão essa tecnologia. 

"A frota de veículos autônomos que está circulando nas ruas da Mcity é um passo importante para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas e implementar sua mobilidade", disse Raj Nair, vice-presidente do grupo Ford.    

Os automóveis autônomos Fusion Hybrid circularam junto a outros veículos da empresa, incluindo vans e pickups, com pilotos reais ao volante, para aprenderem a administrar a "promiscuidade" de situações urbanas e extra-urbanas, como semáforos, interrupções na rua, simulações de acidentes, passagem de veículos de emergência e tantas outras variáveis.    

Por esse motivo, além de sensores normais, cada Fusion Hybrid é equipado com câmeras tridimensionais, radar, sensor ultrassônico e quatro aparelhos LiDar, que servem para adquirir mapas em 3D do ambiente externo em tempo real.