ASSINE
search button

Cientistas estudam nova proteína que teria habilidade para bloquear o vírus HIV

Testes estão sendo feitos em macacos, e em breve será feito em humanos

Compartilhar

Os cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps, aliado a outras instituições, criaram uma nova molécula que poderia bloquear infecções com o vírus HIV, responsável por causar a Aids. A descoberta foi publicada no site periódico “Nature”, nesta quarta-feira (18), e pode levar a novos tratamentos para os portadores da doença, assim como uma vacina.

Os pesquisadores vêm tentando desenvolver uma vacina que seja efetiva contra o vírus da Aids há trinta anos, assim como uma maneira de extinguir o vírus do corpo dos infectados. No entanto, o vírus tem evoluído constantemente e com isso dificultando a tarefa.

O HIV geralmente invade o corpo através de dois receptores celulares. Essa nova proteína, criada pelos cientistas, teria a função de bloquear o local onde o vírus se une aos receptores, impedindo-o assim de entrar na célula.

Segundo os pesquisadores, o fato de se unir a dois receptores, ao invés de apenas um, a proteína que vem sendo chamada de eCD4-IG, bloqueia mais cepas do HIV que qualquer um dos anticorpos que tem o poder de desativar o vírus.

Até o momento, a nova proteína foi testada apenas em macacos, e ainda precisa ser testada em humanos. Os pesquisadores e outros cientistas envolvidos no projeto veem o projeto como promissor, e acreditam que em pouco tempo será testado em pessoas.