ASSINE
search button

Viscossuplementação: a nova arma contra a artrose

Compartilhar

O ortopedista e traumatologista do Instituto Nacional de Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro, Daniel Ramallo, explica que a artrose é a degeneração progressiva das articulações, sendo os principais fatores relacionados a esta doença a idade (incide sobre aproximadamente 100% das pessoas aos 80 anos), a sobrecarga mecânica das articulações (como no excesso de peso) e após traumas ou cirurgias, como por exemplo após uma fratura no joelho. "As principais consequências são dor, creptação, inchaço e a redução dos movimentos, podendo chegar até a grandes limitações, como impossibilidade de andar em casos mais graves", diz Ramallo.

Entretanto, uma novidade está para mudar esta realidade que causa tanto sofrimento nos pacientes. Acaba de chegar ao Brasil um tratamento de vanguarda que promete revolucionar a ortopedia em diversos diagnósticos, inclusive a artrose: a viscossuplementação, que vem sendo utilizada com excelentes resultados e revolucionando os tratamentos com uma medicina de vanguarda. “Os tratamentos estão cada vez mais avançados e a viscossuplementação desenvolvida pelo laboratório TRB Pharma, através dos remédios Viscoseal e Osteonil vem apresentando resultados surpreendentes e muito satisfatórios. O método foi desenvolvido inicialmente para o joelho, porém, hoje temos a opção das injeções em outras articulações. Com a disponibilização dos equipamentos portáteis de ultrassom hoje conseguimos realizar a viscossuplementação do quadril, por exemplo, com injeção interarticular guiada por ultrassom,” explica o médico.

A viscossuplementação consiste de injeções intra-articulares de ácido hialurônico, que é o mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável. De acordo com recentes estudos, o líquido sinovial perde sua capacidade funcional com o passar dos anos e quando um processo de artrose começa a se estabelecer. 

“As injeções trazem alívio imediato para a dor e melhora da função. É importante esclarecer que não se trata de um corticoide, anti-inflamatório que tem vários efeitos colaterais”, diz Daniel Ramallo, explicando que este método, que faz parte do algoritmo de tratamento da osteoartrose do joelho da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College of  Rheumatology, é feito no próprio consultório, por médico especialista, e pode levar de 3 a 5 aplicações.