Facebook lança ferramenta de vídeos para o Instagram

O Facebook lançou nesta quinta-feira, em evento em sua sede em Menlo Park, na Califórnia, uma ferramenta de vídeo do Instagram. O CEO do Instagram, Kevin Systrom, anunciou a novidade. "Este é o mesmo Instagram que nós conhecemos e amamos, mas ele se move", disse Systrom.

O funcionamento do aplicativo é simples e segue a mesma lógica da ferramenta de imagens: ao lado do ícone de foto no Instagram, o usuário verá um botão de câmera de vídeo. O usuário pode fazer um vídeo de até 15 segundos, apertando e segurando o ícone. O aplicativo segue a mesma lógica do app de foto e terá 13 filtros para edição da imagem.  A funcionalidade estará disponível a partir de hoje para os aplicativos para Android e iOS.

O recurso de vídeo do Instagram também trabalha para melhorar a qualidade do vídeo, segundo o CEO. A empresa trabalhou com cientistas de vídeo para criar um recurso chamado "cinema", com estabilização automática de vídeo. "É completamente alucinante", disse Systrom. O recurso, no entanto, só funciona no iPhone 4S e iPhone 5.

"Eu estou muito excitado com esse produto, e acredito que o mundo todo ficará também", disse Systrom. O lançamento vem na esteira do sucesso do aplicativo Vine, do Twitter, que permite criar e compartilhar vídeos de até seis segundos. "Nós, como seres humanos, estão sempre em busca de um momento no tempo e gravá-la. Para lembrar. Desta forma, o Instagram é uma ferramenta para lembrança", afirmou Systrom. 

"Hoje queremos falar sobre algo um pouco diferente. No Facebook, a nossa missão é dar às pessoas o poder de compartilhar e tornar as pessoas mais conectadas", disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, ao subir ao palco e antes de passar o evento para as mãos de Systrom.

Systrom anunciou também que 16 bilhões de fotos já foram compartilhadas no Instagram, que recebem 1 bilhão de "likes" todos os dias. A ferramenta já tem 130 milhão de usuários ativos.