ASSINE
search button

Maio é mês de vacinar o rebanho do Rio contra a febre aftosa

Compartilhar

A partir de 1° maio, o produtor rural tem um compromisso com a sanidade do rebanho bovino do estado. A data marca o início da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acontece até o dia 31. Diferentemente da imunização realizada em novembro do ano passado, agora todos os bovinos deverão ser vacinados, independentemente da idade.

 A expectativa é de que mais de 2,18 milhões de cabeças sejam imunizadas, alcançando 100% de índice vacinal. O Estado do Rio de Janeiro está há 16 anos sem o registro de febre aftosa em seu rebanho.

O superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha, lembrando que os bubalinos (búfalos) também deverão ser vacinados.

"Para continuar a manter o status de livre contra a febre aftosa, é fundamental o envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação. Recentes conquistas, como a realização da vacinação parcial do rebanho, ocorrida em novembro, assim como a emissão eletrônica da GTA (Guia de Trânsito Animal) pelo produtor, só foram possíveis graças ao comprometimento dos pecuaristas fluminenses", disse o superintendente.

Após a vacinação é obrigatória apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou postos municipais no estado. O lançamento do documento também poderá ser feito, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária - Siapec, na página da Secretaria de Agricultura (www.agricultura.rj.gov.br), implementado pelo serviço de Defesa Agropecuária.

A comprovação da imunização dos animais é sempre exigida para a emissão da GTA nos deslocamentos de bovídeos. Além disso, evita penalidades previstas na lei, como multa e interdição da propriedade.