ASSINE
search button

Into realiza quarto mutirão de cirurgias ortopédicas de 2013  

Meta é operar, em uma semana, 40 pacientes atendidos na Pediatria

Compartilhar

Começa nesta segunda-feira, dia 1, o quarto mutirão de cirurgias realizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), que irá beneficiar, desta vez, cerca de 40 crianças e adolescentes que possuem diferentes tipos de doenças ortopédicas. A ação acontece até a próxima sexta-feira, dia 5.

“Nossa meta é operar 10% do total da produção anual concentrando os esforços em uma semana de cirurgias. A média que realizamos por ano é de 400 cirurgias pediátricas, ou seja, pretendemos fazer 40 cirurgias, mas é possível ultrapassarmos esse número”, afirma o chefe do Centro Ortopédico Pediátrico do Into, Pedro Henrique Mendes.

Neste mutirão, serão operados pacientes de 2 a 15 anos com doenças graves, como as que afetam o sistema neuromuscular, além de síndromes e diversas deformidades ortopédicas congênitas, como o pé torto. “Esperamos agilizar o atendimento e proporcionar um tratamento mais precoce aos nossos pacientes”, disse Mendes.

Os mutirões de cirurgias do Into bateram o recorde nacional em procedimentos e já beneficiaram 165 pacientes. Em fevereiro, o primeiro mutirão atendeu 107 pacientes que necessitavam de colocação de prótese no quadril. No mesmo mês, o mutirão de coluna operou 30 pacientes com escoliose, a maioria adolescente. Em março, o terceiro mutirão conseguiu zerar a fila de tumor ósseo com a realização de 28 cirurgias.

 A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.