Começa no RS o Fórum Internacional Software LIvre

Filas para pegar credenciais e material, muita gente pelos corredores e escadas e um simpático Tux (o pinguim mascote) recepcionando os primeiros a chegar. É a largada da 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o fisl. Com quase 700 palestrantes de 20 nacionalidades e mais de 800 horas de programação, o fórum movimenta o Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) até o sábado, dia 28, com um público estimado em oito mil pessoas.

Tecnologia livre, cultura hacker, rodada de negócios, exposição e oficinas integram a intensa programação, com convidados de destaque como o sueco Rick Falkvinge, fundador do Partido Pirata na Suécia e que participará do lançamento oficial da versão brasileira do partido no dia 27. Figura já tradicional no evento, Jon "maddog" Hall, presidente da Linux International, é outro destaque no evento, e vai falar sobre como ganhar dinheiro com software livre.

Empreendedores também terão espaço no fisl13. A Rodada de Negócios e Competências (RNC), realizada pela Associação Software Livre.org em parceria com o Sebrae-RS, quer aproximar empresas que produzem e contratam serviços de tecnologia da informação e que usem tecnologias abertas. No dia 27, das 14h às 19h, haverá oportunidade de comercializar produtos prontos, formação de parcerias, expansão de negócios e desenvolvimento, entre outras.

Também no dia 27, o painel "A nova economia colaborativa" vai debater conceitos como open innovation, co-creation, crowdlearning, crowdfunding, que identificam modelos de desenvolvimento de produtos e serviços com base na colaboração entre quem cria, quem produz e quem consome. Entre os debatedores, Tomás de Lara, sócio da Engage/Catarse e Daniel Bittencourt, da Lung e do portal Porto Alegre.c.c.

A programação cultural ocorre dentro e fora do Centro de Eventos da PUC, com festas, encontros musicais e debates que abordam internet e literatura. Aberta ao público em geral, uma mostra de soluções ocupa um andar do Centro de Eventos com diversas empresas apresentando suas criações. A programação completa do evento pode ser conferida no site oficial do fisl13.